História das Unhas Decoradas | Parte 1

Hoje o assunto é sobre a cultura das unhas decoradas, de onde surgiram, a sua evolução, e sobre algumas curiosidades referentes a unhas e a suas artistas: manicures.
HISTORIA UNHAS DECORADAS
Uma das decorações mais utilizadas são os adesivos (películas).

HISTORIA UNHAS DECORADAS
Na Índia elas pintavam unhas e dedos com henna.

5.000 aC - Há quem diga que o tingimento nas unhas começou na Índia, as indianas utilizavam o sumo da  lawsonia inermis (henna) que extraiam para tingir os dedos e as unhas de amarelo, laranja, tons amarronzados. Essa mudança da coloração das unhas e dedos era sinal de opulência e riqueza.

HISTORIA UNHAS DECORADAS
O chineses fizeram o primeiro esmalte e pigmentavam com pétalas de flores.

3.000 aC - Os chineses (adoro eles) sempre à frente, inventaram o primeiro esmalte que era feito com uma mistura de goma-arábica, gelatina, cera, tintas vegetais e clara de ovos. Pétalas de rosas e orquídeas eram esmagadas e incluídas na mistura para obtenção de uma coloração rosada ou avermelhada, mas a aplicação do “esmalte” era complicada e por vezes, deveria ser feita durante a noite, para produzir um efeito pigmentado diferente. Os chineses também cultuava as unhas compridas pois era sinal de nobreza. E os guerreiros, em demonstração de poder e coragem, pintavam as unhas de preto antes de partirem para a batalha. Em torno de 3.500 aC as egípcias tingiam suas unhas de preto e nessa mesma época, no Império Romano era "moda" unhas bem polidas.

HISTORIA UNHAS DECORADAS
Unhas pratas e douradas eram sinônimo de luxo, poder e riqueza.

600 aC - Durante a dinastia chinesa Chou, os aristocratas preferiam exibir longas unhas prateadas e douradas. Ponteiras adornadas com jóias protegiam as unhas e eram símbolo de riqueza. Existiam cores específicas designadas às mulheres da realeza para separá-las das mulheres comuns. Inicialmente, a realeza usava dourado ou prateado mas, conforme o tempo foi passando, essas cores mudaram para preto e vermelho. Enquanto isso, a classe baixa tinha que se contentar com cores mais claras. Se pessoas que não fizessem parte da realeza fossem vistas usando as “cores reais”, elas seriam executadas! Oi?? Isso mesmo, eram penalizadas e muitas das vezes à pena máxima: de morte!

HISTORIA UNHAS DECORADAS
Surgem as unhas artísticas.

0-1800 aC - Por um longo período durante a Idade Média, fazer as unhas era mais ou menos considerado uma coisa do passado. De fato, era a idade das trevas! As unhas femininas apresentavam- se curtas, moldadas a lima, levemente arredondadas e discretas. Ocasionalmente eram perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro macio. Foi durante a Renascença que a velha tradição de fazer as unhas voltou a moda entre as ricas mulheres europeias - embora evitassem qualquer tipo de pigmento. No entanto, houve um ponto positivo neste período: no século 15, os Incas inventaram as “unhas artísticas” que conhecemos hoje, eles decoravam as unhas com complexas imagens de águias.


HISTORIA UNHAS DECORADAS
Unhas polidas dominam a época.

1800 – 1900 - Na era vitoriana usavam somente um simples óleo vermelho claro polido com camurça. Esse tratamento minimalista foi em parte devido aos transparentes ideais de beleza interior, higiene física e pureza moral. A etiqueta recomendava somente suco de limão e vinagre para clarear as pontas das unhas, Flauber comparou em seu mais famoso romance (1856) as unhas de Emma Bovary com o mais claro e limpo marfim. Oinnn... que romântico!  Era comum usar tesouras e limas metálicas para dar forma às unhas. Para polireram usados cremes colorantes e pós. Já havia modelo precursor de esmalte de unha como o conhecemos hoje. Este esmalte era aplicado com um pincel de pelo de camelo, entretanto, este esmalte não permanecia mais que um dia nas unhas.As unhas femininas apresentavam-se curtas,moldadas a lima, levemente arredondadas e discretas. Ocasionalmente eram perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro macio.
1830 - Na Europa,o médico “dos pés ” Dr. Sitts, desenvolve o primeiro instrumento de manicure, muito utilizado até hoje:o Pau de Laranjeira. Com este instrumento, a cutícula podia ser empurrada gentilmente para trás, sem ferí-la. Antes deste instrumento, a cutícula era removida com todo tipo de metal,ácidos e tesouras.
1892 - A sobrinha do Dr.Sitts, apresenta um novo método de cuidados para unhas e inicia palestras sobre como tratar a cutícula e as unhas. E aí, surgem os primeiros salões de manicure.
1910 - Foi fundada a primeira empresa de produtos de manicure em Nova York, a Flowerey Manicure Products. A empresa produzia o famoso Emery Board, um tipo de lixa metálica que se tornou um produto básico para o tratamento de manicure.
1914 - Uma mulher, Ana Kindred registra em Dakota do Norte, EUA, a patente para a proteção das unhas. Uma cobertura protegia as unhas dos operários dos desgastes dos agentes químicos.
1917 - A Vogue publica o anúncio “Não Corte a Cutícula .Use a técnica Simplex, de Home Manicuring”. O conjunto incluía um removedor de cutículas, um polidor de unhas, esmalte de unha, uma caneta branqueadora de unha, uma lixa (já de papelão) e um folheto com instruções para fazer as unhas em casa.
Com esse anúncio, mais e mais mulheres passam a querer unhas brilhantes e usar abrasivos, pastas ou pós polidores.
1920 - As estrelas de cinema são maquiadas de acordo com o “esquema de características infantis”: olhos destacados, bocas grandes, narizes pequenos, cabelos curtos e magreza de rapazes. Atém então, ainda não havia exatamente um esmalte de unhas. Entretanto, a indústria automotiva criou a base dele, desenvolvendo esmaltes para carros.


HISTORIA UNHAS DECORADAS
Meia lua super em alta.

1920 – A era irreverente melindrosa dos anos 20 vestia roupas novas e uma nova atitude. Revigorou a cena das unhas com o vermelho old-school¹, assim como a manicure meia lua. 1.920 - As estrelas de cinema são maquiadas de acordo com o “esquema de características infantis”: olhos destacados, bocas grandes, narizes pequenos, cabelos curtos e magreza de rapazes. Atém então, ainda não havia exatamente um esmalte de unhas. Entretanto, a indústria automotiva criou a base dele, desenvolvendo esmaltes para carros.
1925 - Finalmente foi lançado o primeiro esmalte de unha: transparente e em tom rosado. Ele é aplicado no meio das unhas – a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas. Para a responsável pela manicure na Metro Golden Mayer (MGM), então o estúdio de cinema mais popular dos Estados Unidos, Beatrice Kaye, os anos 20 e 30 eram os anos da manicure estilo meia lua. A cutícula era removida e a unha preenchida apenas ao centro. Mais tarde o esmalte seria aplicado à unha,mas não na meia lua junto à raiz (a lua). Nessa época proibia mulheres de reputação usar esmaltes muito chamativo, de cores fortes.
1927 - A fábrica americana “Max Factor” lança o Max Factor’s Esmalte para Unhas: um pote metálico com um pó de coloração bege que deveria ser espalhado sobre as unhas com uma espécie de pincel. As unhas começaram a ganhar brilho e algumas cores.
1929 - O esmalte com perfume é lançado, mas sua aceitação e popularidade têm vida curta


HISTORIA UNHAS DECORADAS
Revlon cria o esmalte que hoje conhecemos.

1930 -  Divas do cinema,como Rita Hayworth e Gloria Swanson promovem o uso de esmaltes. Sua utilização passa a ser sofisticada e elegante, despertando a pintura das unhas com diversos tons de vermelho. Em 1932, A Revlon lança a sua primeira linha de esmaltes com cores nunca vistas antes! Era possível estar na moda de forma bem econômica durante a Depressão. Inspirado nas tintas automotivas, o maquiador Frances Michelle Menard teve a ideia de usar cores solidas ao invés de somente tingir as unhas. A partir daí, os irmãos Revlon e o químico Charles Lachman colocaram a mão na massa e criaram o esmalte que conhecemos hoje.

HISTORIA UNHAS DECORADAS
Criação das unhas postiças e próteses alongadoras de unhas.

1930 - 1950 - Em 1932 nasce a marca Revlon. Eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor. Em 1934, o dentista Maxwell Lappe criou o primeiro conjunto de unhas postiças para os pacientes que roíam unhas. Também em  1934 - Anna Hamburg, da Califórnia, patenteia uma unha colorida artificial que pode ser facilmente aplicada e removida sem danificar a unha natural. Maxwell Lappe, um dentista de Chigado, cria a “Nu Nails ”, uma unha postiça para unhas roídas.O “Esmalte Líquido para Unhas” da Max Factor é introduzido no mercado, apresentando uma textura similar aos esmaltes atuais. A empresa começa a usar um número ilimitado de pigmentos e a moda passa ser esmaltes que combinavam uma boa cobertura da unha com brilho uniforme. Em 1955, outro dentista, Frederico Slack, que após tentar consertar uma unha quebrada com o acrílico, acidentalmente inventou as chamadas extensões de acrílico para unhas.


HISTORIA UNHAS DECORADAS
Cores candy é a atração.

1960 - Unhas em tons pastel eram populares nos anos 60. Estrelas como Farrah Fawcett e Goldie Hawn combinavam as cores das unhas com os olhos e os cabelos. As unhas ficaram mais naturais.


HISTORIA UNHAS DECORADAS
Francesinha vem com tudo nos EUA.

1970 -  Começa a década dos esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e estão na última moda. No Brasil, Paulo e Edison Scroback (pai e filho) fundam a Impala, em São Paulo, empresa brasileira de esmaltes que se especializou no tratamento e beleza das unhas.A prática de aplicar longas unhas falsas tornou-se generalizada. Para corresponder a demanda, o número de salões cresceu consideravelmente. Em 1976, o norte-americano Jeff Pink criou a francesinha², perfeita para as ocupadas estrelas de Hollywood.

HISTORIA UNHAS DECORADAS
Esmaltes com cores chamativas e brilhos.

1980 - Assim como na moda, houve uma explosão de esmaltes coloridos e nada tímidos. Tinha de tudo, do neon ao glitter. Os esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes de “fyber glass”. A decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entram em uso. Surge a profissão: Manicure!

HISTORIA UNHAS DECORADAS
Clássicos: Vermelho e Nude.

1990 - Os anos 90 trouxeram o minimalismo, cores tradicionais como vermelho, nude, e rosa voltaram à moda. Os fãs do grunge também tiveram seus momentos, com esmaltes propositalmente lascados.


HISTORIA UNHAS DECORADAS
Vai de toda a imaginação.  Chinesas e japonesas, inspiram o mundo com suas artes nas unhas.

2000 - Com texturas modernas, brilhos e enfeites, as unhas passaram de simples à um plano elevado. Há um nível de interesse sem precedentes nas unhas artísticas ou nail art, bem como na industria das unhas. Hoje, mãos bem feitas não é somente uma questão de higiene e boa aparência, mas sim um acessório poderoso na hora de compor um look, além de refletir a personalidade e o estado de espírito.

Algumas curiosidades:

Old-school¹ - Nesse sentido aqui é "o bom e velho vermelho". Old-scholl apesar de ter a tradução"velha escola" nesse sentido significa "experiência.

HISTORIA UNHAS DECORADAS
Francesinha² - Na França no séc 18, diante da maséla social e a busca do prazer pregada pelo Iluminismo, existiam na França muitas prostitutas, e como a maioria sabe, e já foram feitas pesquisas que deduziram que 75% dos franceses não gostam muito de banhos longo... como o banho era raro e a sujeira era muita, pintavam a ponta da unha para escondê-las e dar a impressão de que a unha estava limpa. Diante disso, com o tempo as unhas francesinhas começaram a ser usadas para identificar as prostitutas. Já nos anos 70 ressurgi esse modelito sendo registrado como unha francesa pelo maquiador de Hollywood Jeff Pink, numa viagem a Paris, achou tudo muito bonito, e ao chegar aos EUA, começou a pintar as atrizes assim também!
E como tudo que passa na TV vira moda, hoje todo mundo adora uma francesinha nas unhas!

Fonte:  Folha Online

❤ História das Unhas Decoradas | Parte 2

9 Comentários

9 comentários :

  1. Uau que tudão amiga, arrasou na matéria como sempre. Eu confesso qua não sabia muito assim sabe rsrs, mais adorei saber agora através do seu blog. É sempre bom saber né? Sucesso amigaaa, beijim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrs... algumas eu sabia. Tinha certeza que era coisa de chinês. Mas da Índia há 5.000 aC... uau! Muito legal.
      Beijujus pra você que sempre está Somando Beleza por onde passa.

      :*

      Excluir
  2. Olá linda amei tudo aqui! voltarei mais vezes!!
    Retribuindo sua visitinha!!
    Seguindo e curtindo (Franci Lourenço)
    Lindo final de semana!
    bjus

    http://divaemaquiada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, lindona.... =D
      Curti sua page... Muito sucesso, viu?
      Beijinhos :*

      Excluir
  3. Que interessante, história é muito bom, sempre esmalto minhas unhas, mas nunca tinha parado para pensar como tudo isso começou!
    Ótimo post!
    Bom fim de semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh... que linda... Obrigada.
      Bom final de semana e muito sucesso!!! =)

      Beijinhos :*

      Excluir
  4. Olá tudo bem?

    Estou desenvolvendo um trabalho sobre esmaltes, e gostaria de saber qual a fonte da sua pesquisa, no final esta Folha Online porém não consegui achar a materia, você poderia me ajudar? Ficaria muito grata! Obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna.. eu peguei as fotos... Na época, estavam no site Folha Online... mas as imagens originais, são de um site americano.
      O texto, pesquisei durante alguns dias e desenvolvi com minhas palavras e interpretações.
      Achei estranho eu não ter lincado =/ geralmente, linco onde busquei as fotos.
      Se eu achar o site, te aviso aqui, tá bem?

      Beijinhos e uma linda semana. <3

      Excluir
    2. Bruna.. Achei... O trecho sobre as Unhas Francesinhas, foi no site Folha Online (da Uol);
      As fotos, do Pinterest (https://www.pinterest.com/pin/302163456220375852/)
      Espero ter ajudado.

      Beijinhos

      Excluir