Outubro Rosa

Hello, Funny!

Quem me acompanha na fanpage deve ter visto que eu estava anunciando que no mês de Outubro tudo aqui no blog e lá na page seriam na cor rosa. Ano passado eu aderi a Campanha #OutubroRosa e esse ano, não poderia ser diferente. Pois a campanha além de preventiva, pode salvar vidas. Então, o primeiro post será mais informativo, a importancia da campanha, a origem. Enfim, vamos nos cuidar?


A origem:
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos (New York), onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).


Objetivo da campanha:
Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
Empresas e órgãos públicos iluminam-se de rosa, para chamar a atenção à campanha. 


Eu sou do Rio de Janeiro, moro na cidade de Niterói e aqui na minha cidade o MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói, mais conhecido como "Disco Voador"... rs Que é uma das artes do saudoso Oscar Niemeyer, também é iluminada de rosa. Olha como ficou lindo! É um dos pontos mais lindos daqui. Pois temos toda a vista linda do Rio de Janeiro e o monumento é de uma arquitetura espetacular.


Sintomas:
O câncer de mama quando é descoberto precocemente tem 90% de chances de cura. Confira 12 sintomas do câncer de mama, que você não deve ignorar:


1 - Mama mais dura que o normal;
2 - Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
3 - Pequenas feridas na pele;
4 - Vermelhidão ou ardor na mama;
5 - Saída de um líquido desconhecido pelo mamilo;
6 - Uma espécie de “buraquinhos” na pele da mama;
7 - Alguma protuberância na mama;
8 - Veia facilmente observada e crescente;
9 - Afundamento do mamilo;
10 - Assimetria entre as duas mamas, como por exemplo uma maior que a outra;
11 - Pele da mama mais grossa que o normal, com aspecto de casca de laranja;
12 - Nódulo ou pequeno caroço interno, palpável e dolorido.


Se a mulher notar qualquer uma das alterações acima em sua mama deve marcar uma consulta com um ginecologista o mais rápido possível.
Estatísticas:
Nos Estados Unidos, uma em cada oito mulheres teve, tem ou terá câncer de mama. Em outros países, como o Japão, a proporção de mulheres afetadas pelo câncer de mama é menor (diferentes hábitos alimentares ou a genética podem explicar a discrepância).Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência de câncer de mama aumentou 10 vezes desde 1960 e 1970. No entanto, a partir dos anos 2000, houve uma estabilização nos números de casos (pelo menos nos países ocidentais), possivelmente devido a uma melhor triagem e detecção do câncer bem como a uma diminuição na adesão da terapia hormonal de substituição (THS).


Espero que esse post possa ter tirado algumas dúvidas e despertado o interesse em se cuidar. Pois um diagnóstico precoce, pode salvar vidas. Abaixo, deixarei os sites consultados, para quem quiser se aprofundar um pouco mais no assunto.

Fontes consultadas para esse post:
http://www.outubrorosa.org.br/
http://www.imama.org.br/
http://www.criasaude.com.br/







26 Comentários

26 comentários :

  1. Ótima iniciativa falar sobre isso no seu blog!
    Além de ser um post super interessante, adoro ver tudo rosinha assim! Espero que todo mundo fique consciente e que tenha sanado todas as duvidas!
    um beijo!

    ResponderExcluir
  2. muito boa esta campanha, e é excelente para todas as mulheres se conscientizar da importância dos exames e do auto-exame.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito importante o tema tratado no outubro rosa, a gente sempre acha que acontece com os outros e nao com a gente, mas é sempre bom estar atenta, afinal quanto mais cedo descobrir melhor para o tratamento! Adorei o post bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga..amando as publicações do outubro rosa..ate eu vou entrar na onda rsrss
    mais que legal,tem muita mulher que precisa de uma concientização maior,e nada melhor do que uar redes que muita mulher frequenta para falar do assunto ne?
    gostei das ilustrações
    achei o maximo os orgãos publicos usarem a cor rosa para ajudar a campanha..super ponto positivo
    parabens pelo post linda
    bjs linda
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post.
    Esta campanha é sensacional.Deixando muitas pessoas informadas.
    e Novembro tem Novembro Azul, sabia? :)
    Beijos

    BLOG | FAN PAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE | GOOGLE+

    ResponderExcluir
  6. É muito importante ter posts assim de conscientização, adorei cada detalhe. O bacana é ver as pessoas se envolvendo com uma causa tão importante como essa.

    PS: Achei lindo os "pontos turísticos" iluminados. *-*

    Mega beijo
    www.carolneumann.com.br

    ResponderExcluir
  7. É muito importante sempre estar conscientizando nós mulheres a cuidar mais de nossa saúde e que bom que temos o outubro rosa pois é a época em que as mulheres mais faz exames e justamente por causa dessa campanha linda que é o outubro rosa!

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Como esse assunto é importante ne?! fiz um post falando sobre o assunto também. quanto mais mulheres conseguirmos conscientizar melhor! parabens blog lindo.

    www.faleipraelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse ano ainda não programei nada de efetivo para o Outubro Rosa.
    Acho a campanha incrível e muita gente ainda não tem noção do que se trata, uma pena.
    Gostei muito do post.


    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    www.sacoladecores.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito bom reforçar esse alerta. É importantíssimo para nós. O governos deveria dar mais subsídios a tecnologia, diminuindo o sofrimento do exame, aumentando unidades com maquinas de ultra sonografia, abolindo o antigo e doloroso método!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro esse campanha e é sempre bom reforçar esse alerta.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  12. ótimo post...é importante não se descuidar da saúde e fazer smpre os exames e rotina, bjs

    ResponderExcluir
  13. Esse mês é tão lindo *-* Eu já conhecia essa campanha antes e acho o máximo tantas pessoas e até os estados aderirem, porque é super importante se prevenir e tem muitas mulheres que não se importam com isso!

    www.tekatecla.com

    ResponderExcluir
  14. Muito importante, principalmente pra mim q sou meia relaxada em ir ao médioco e mesmo esse exame dando pra fazer em casa, não é a mesma coisa, conheço varias mulheres q conseguiram superar mais perderam a mama, mais também infelizmente aquelas q não conseguiram e faleceram. Muito boa as informações e vou começar a agir antes q seja tarde. Muito obrigada pelas informações. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu também aderi à campanha no ano passado!
    E nosso papel como blogueira é disseminar este movimento, nas mais diversas linguagens para todo mundo se conscientizar!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  16. Vamos lutar contra ele
    Gostei força na campanha
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Essa campanha é maravilhosa, e alerta muitas mulheres. Temos que nos cuidar pra diminuir essa quantidade tão grande de mulheres que morrem por causa desse tipo de câncer.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Já passei por isso e sei o quanto é bom o diagnóstico no início da doença. Parabéns por contribuir com essa matéria, ajudará muitas moças e engana-se quem acha que só depois dos 40 anos. Eu tinha 27 anos e vi uma jovem falecer, com apenas 22 anos.
    Carinho, Keyli

    ResponderExcluir
  19. Eu também apoio essa campanha de prevenção e os cuidados que as mulheres precisam tomar a cada 8 meses!! As laranjas como explicação foram perfeitas!!! Amei o post Ju, super explicado vou compartilhar!!!
    lindo dia!!
    bjos

    ResponderExcluir
  20. Todas nos temos que tomar a iniciativa e ir em frente, uma apoiando a outra e nos prevenindo sempre como sendo o melhor remédio. Temos que ficar atenta a qualquer mudança. Bjos

    http://suelen-pink-modafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Que postagem linda, é bom mesmo fazer esse tipo de alerta eu não descuido da minha saúde.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. A campanha é muito importante
    tive uma amiga que faleceu pq disso e foi mto doloroso
    quando minha fez foi aquela angustia
    mas graças a Deus que nao foi nada :D

    ResponderExcluir
  23. Adorei,muito esclarecedor .
    Pois é sempre bom saber os sintomas ,muitas vezes deixamos passar despercebidos achando que é algo normal.
    E quando demos conta já é tarde .
    http://kallisantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Super importante ...este ano já fiz ...
    ✿*´¨)*
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
    (¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post é muito importante informar a todas as mulheres a importância de prevenir e diagnosticar o cancer de mama.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  26. Eu infelizmente já perdi parentes por causa dessa doença e a prevenção é o melhor!

    bjs

    Ari

    ResponderExcluir