Cuidados com os Cabelos: pH Equilibrado

pH (potencial de hidrogênio) é uma medida de quão ácido ou alcalino uma solução aquosa (base de água) é. A escala vai desde 0 (ácido) a 14 (básico ou alcalino). 7 é neutro. Cabelo a um nível normal, equilibrado tem um pH de cerca de 5 (mais ou menos 0,5), que é ligeiramente ácido.

PH CAPILAR

A acidez natural do cabelo e couro cabeludo impede fungos e bactérias, e mantém a cutícula fechada e saudável.
Um produto de cabelo inadequado pode perturbar o pH natural do cabelo. Se a sua rotina de cuidados do cabelo é muito alcalino as cutículas do cabelo vão ficar abertas e seu cabelo vai ser seco e quebradiço. Mas se você usar produtos de pH equilibrado, ou seja, aqueles que são perto do pH natural do cabelo (4.5 - 5.0) as cutículas do cabelo irão fechar corretamente o que resultará em cabelo brilhante e saudável.
É importante que os produtos que você usa sejam de pH equilibrado para que o seu cabelo possa manter um nível de pH normal. Aqui estão os níveis médios de pH de alguns tratamentos no poo (a marca do produto, o nível de pH da água utilizada, quanta água é utilizado para a diluição, etc. afetará o nível do produto pH):

Ácido:
Alcalino:
  • Bicarbonato de Sódio: 9
  • Argila bentonítica: 9-10
  • Rhassoul Argila: 7
  • Sabonete de Castela (caseiro): 9
O objetivo é chegar o mais perto do nível do pH natural do seu cabelo quanto possível (que é cerca de 5). Então, se você usa uma lavagem alcalina, você precisa equilibrar com uma lavagem ácida.

Se seus produtos de cabelo são muito alcalinos ou ácidos, você pode (e provavelmente) acabar com os cabelos danificados, secos, quebradiços e  porosos.

Se o método do vinagre de maçã e bicarbonato de sódio não estão funcionando para você, pode ser porque seu cabelo não responde bem ao balanço grande em níveis de pH (ou poderia ser porque você está usando muitas vezes bicarbonato de sódio). Bicarbonato de sódio é alcalino e vinagre é ácido. Encontrar uma fórmula equilibrada do pH vai funcionar muito melhor.

O objetivo é usar produtos que equilibram o nível de pH natural do seu cabelo em cerca de 5.

Você pode facilmente testar o nível de seus produtos pH com um testador de pH digital ou um teste decisivo. Que é o que eu uso. (Quando eu me formar em Química, compro o digital haha).

Espero que tenham gostado, os níveis de pH citados nesse post, foi dos tratamentos caseiros, pois os cosméticos industrializados, geralmente (deveriam ao menos) têm o nível de pH na embalagem.
Caso você utilize algum produto que não contenha na embalagem o pH, me envie um e-mail que eu faço o teste e lhe envio.

PS: Todas as técnicas caseiras, caso queiram saber mais, só clicar no mome correspondente, que tem resenha ensinando. 

OBS.: Os ingredientes acima,podem ser utilizados juntos ou sozinhos. O pH é referente ao ingrediente sozinho. No próximo post, ensinarei como calcular o pH de dois ou mais ingredientes.
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário