Relato: Síndrome do Pânico

O que sente uma pessoa com Síndrome do Pânico?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como se sente uma pessoa com a Síndrome do Pânico, hoje, relato com detalhes como nos sentimos e o que eu faço para amenizar as assombrações.

COMO SE SENTE QUEM TEM SINDROME DO PANICO

Primeiro estágio: Você é uma pessoa normal: estuda, trabalha, cultiva suas amizades, vai ao cinema, ao barzinho, tem um relacionamento estável, é feliz e realizada, mas algo no caminho acontece (às vezes sabemos, às vezes não) e tudo isso muda, você de extrovertida, sente-se introvertida e as coisas que antes eram normais, tornam-se chatas e desinteressantes.

Segundo estágio: Você começa a ter pesadelos e estes pesadelos tornam-se cada vez mais reais (em nossas cabeças), você acorda sem ar, com sensação de morte (difícil explicar essa tal sensação de morte, mas vamos lá – Seu corpo começa a vibrar – sim, que nem um celular e outras pessoas sentem isso ao lhe tocar! – um frio começa nos seus pés e percorre por seu corpo todo, até chegar por sua garganta e você não conseguir gritar. Seu corpo se torna dormente, começando pelos dedos das mãos e dos pés. Seu coração acelera, parece que vai saltar pela boca e nisso seus medos todos se reúnem e você se sente perdida, impossibilitada de pedir socorro... é quando seu coração parece que vai explodir junto com o seu pulmão e então você acorda – que nem filme de terror, quando subitamente a pessoa se levanta.). Após essa sensação de morte, muitas vezes você volta a dormir (no início), muitas vezes você chora, outras vezes pede socorro querendo ir a um hospital (pois acredita piamente que está enfartando, mesmo sem saber dos seus sintomas)... e muitas vezes, tem apenas, medo de sentir medo e então, esse medo de sentir medo, faz com que você tenha medo de dormir...

Terceiro estágio: Você sente medo de sentir medo e por ter esse medo, se priva das coisas que antes eram normais e com o tempo se tornaram desinteressantes, pois sair para se divertir pode ser uma verdadeira tortura. Você começa a sentir medo das pessoas ao seu redor, medo da imensidão de gente, medo de ser assaltado, medo de ser sequestrado, medo de pisar na calçada de sua rua, se sente sufocada dentro de um elevador, se sente inquieta e vigiada em qualquer lugar que vá. Você trava. E então, começa a se afastar dos seus amigos.

Quarto estágio: Você está cansada. Já não dorme mais. Na verdade, troca o dia pela noite, pois sente medo de dormir  e os pesadelos lhe sufocarem. Dorme poucas horas durante o dia. Vive cansada. Nada é interessante. Nada tem graça. Começa a perder a concentração. Mas tenta, tenta ser mais forte, procura ajuda. Faz eletros, faz polissonografia, faz até ressonância e tudo NORMAL. Você então começa a achar que está louca e o desespero começa.

Quinto estágio: Você se acha louca, procura um profissional, o psiquiatra lhe  diz que você tem depressão, lhe entope de medicamentos. Medicamento para acordar, medicamento para se manter “feliz”, medicamento para dormir. Você segue a receita. Se dopa. Vive lesada. Mais cansada que antes. Engorda. Se os fantasmas ao menos fossem embora, tudo bem, mas eles permanecem e voltam mais fortes. Você começa a criar manias para se respaldar das assombrações.

Sexto estágio: Você já não tem mais trabalho, nem amigos, nem companheiro, nem ninguém, pois você mesmo se afastou de tudo e todos por medo. Medo de perder. Medo de sair. Medo de morrer. Sente medo até de ir a esquina comprar pão. Você trava. E você começa a se tornar agressiva, impaciente. Se trata, mas não vê resultado. Retorna a outro profissional. Parabéns, você não tem depressão. Nem síndrome da fadiga crônica. Você tem SÍNDROME DO PÂNICO.

Sétimo estágio¹: Você está em tratamento, pode ser que tenha que ser cobaia de vários medicamentos até encontrar um medicamento que realmente dê certo e faça com que todas as assombrações lhe libertem. Talvez, tenha até que trocar de profissional. Ou procurar tratamentos alternativos. Eu procurei tratamentos alternativos e vou deixar linkado as leituras e exercícios que mudaram minha rotina. (Não pare com seus medicamentos, continue indo ao seu profissional).

Sétimo estágio²: Você se não tratar, pode piorar seu quadro e o último estágio da Síndrome do Pânico, assim como da Depressão, é o suicídio. Participo de alguns grupos e cansei de ver casos extremos, por isso, busque ajuda, esses sintomas não são normais. Não é normal sentir medo de dormir, não é normal sentir medo de sair de casa. Não é normal sentir medo do medo.
Espero que esse post possa ajudar muitas pessoas. Esse relato é real. É meu. É sobre o que passei e passo.. Se você tem algum ente querido com esses sintomas, ajude. Muito das vezes, nos sentimos sozinhos, perdidos e isso aumenta ainda mais os medos.

Links úteis: 

Os Quatro Compromissos – Neste livro super curtinho, nos incentivamos a quebrar o senso comum da humanidade, como por exemplo, que a felicidade é coisa de momento ou até mesmo, aprendemos a perdoar sem guardar rancor. É um livro de autoconhecimento que faz com que mudamos de pensamento e começamos a rever nossos valores. (Me envie um email que lhe envio o pdf - contato@julianefreire.com.br).

21 Dias de Cura – Neste site tem um ciclo de auto cura utilizando a técnica de cura havaiana: o Ho’oponopono. Independente de sua religião pode ficar tranquila, Ho’oponopono não é uma crença, mas uma técnica milenar de auto cura que envolve meditação e bons pensamentos. Basicamente, são quatro palavras mágicas: Me perdoe, Sinto Muito, Sou Grata, Eu Te Amo! (Site para o ciclo da cura: www.eusemfronteiras.com.br/)

O Segredo (Documentário ou Livro) – Pode parecer estranho, mas realmente, atraímos o que pensamos. Somos que nem imãs em nossos pensamentos. Essa, sem dúvida, é a técnica que mais pratico e mais vejo resultados. Em meu lar, imprimi até as frases e coloquei num quadro. Todos os dias leio algumas frases e mantenho os pensamentos sempre positivos e distantes do que não quero. (Abaixo deixarei as frases, mas é interessante, ao menos assistir ao socumentário). Link para o documentário: www.youtube.com/. Caso você prefira ler, o pdf: o-segredo.pdf

Meditação e Mantras – Meditar torna nosso pensamento leve, nosso corpo leve. Você não precisa ser um monge para meditar. Se sentar como um iogue. Apenas fique quietinha, com os pensamentos livres. Eu costumo me deitar, colocar um mantra para tocar (gosto porque são calmos, ajudam a aflorar a serenidade) e não pensar em nada. E se pensar, que seja algo de bom.

Fé, espiritualidade – Por mais que você não tenha religião, não acredite em Deus, ou se tem, está afastada (não digo dentro da Igreja), procure cuidar da sua espiritualidade. Faça orações, preces, rezas. Agradeça mais e peça menos. Eu, por exemplo, não tenho religião, mas leio muito o Salmo 23 e o Salmo 91. (Você pode imprimir e deixar na sua carteira ou na sua cabeceira e ler sempre que precisar).

Alimentação – Sim, a alimentação é tudo, afinal, a saúde vem de dentro. Um alimento pouco ainda utilizado, é o Kefir, que é um probiótico natural. Depois que acrescentei o Kefir a minha rotina, vários males físicos e emocionais tiveram cura, como por exemplo, minha dermatite atópica e gastrite.
O kefir é rico em triptofano, um precursor do neurotransmissor serotonina, que, por sua vez, promove a sensação de bem-estar e felicidade. É por isso que essa bactéria do bem é um excelente complemento ao tratamento médico para quadros de síndrome do pânico, depressão, ansiedade e instabilidade de humor. Neste link falo o que é Kefir e seus benefícios: www.julianefreire.com.br/o-que-e-kefir

Aplicativos  – Também têm alguns aplicativos que ajudam bastante. Tem aplicativos para tudo hoje em dia e que são super úteis nosso dia-a-dia: apps para meditação, exercícios, parar de fumar, controlar a respiração, controlar a ansiedade, etc. Vou deixar os links dos aplicativos que estou utilizando para ajudar nesse processo:
  • Querida Ansiedade:Uma série de exercícios (Para baixar, clique AQUI)
  • Cingulo: Auto conhecimento e apoio emocional. (Para baixar, clique AQUI)

Frases do livro O Segredo

Siga sua felicidade, e o universo vai abrir portas para você onde só havia paredes.

O processo de criação tem 3 fases:
1 - você pede o que quer
2 - o universo responde
3 - você recebe

Tudo o que somos é fruto dos nossos pensamentos.

Decida o que quer. Acredite que pode tê-lo. Acredite que o merece e acredite que é possível!

Se estiver mal estampe um sorriso no rosto e siga em frente… e se estiver bem, continue com ele ali. […] no universo, você atrai o que transmite!

A vida não está acontecendo para você, ela está respondendo a você

A energia flui para aonde vai a atenção

Sua mente tem um poder de fabricar a realidade. O que você pensa, você sente, o que você sente, você vibra, o que você vibra você atrai para si. Somos seres vibracionais que interagem com o universo.

Quando se tem uma inspiração, deve-se confiar nela e agir.

Tudo que você quer você atrai,
tudo que você não quer você atrai,
tudo que você pensa você atrai

Você é um ímã vivo: você atrai para a sua vida pessoas, situações e
circunstâncias que estão em harmonia com seus pensamentos dominantes.
Qualquer coisa em que você se concentre em nível consciente se manifesta
em sua experiência.

Você tem que se concentrar no que você quer e não o que não quer.

Sorte é questão de coincidência. Coincidir de você estar presente no lugar certo na hora certa

A agressividade é uma forma de mascarar a fraqueza

Quando se tem uma inspiração tem que confiar nela

Só uma pessoa é responsável por sua felicidade, e essa pessoa é você.

O único motivo pelo qual as pessoas não tem o que desejam é que elas passam tempo de mais pensando no que não desejam do que naquilo que de facto desejam.

O homem se torna o que ele pensa.


Só uma pessoa é responsável por sua felicidade, e essa pessoa é você.

O único motivo pelo qual as pessoas não tem o que desejam é que elas passam tempo de mais pensando no que não desejam do que naquilo que de facto desejam.

O homem se torna o que ele pensa.

Você é livre para escolher preocupação ou alegria,
e qualquer que seja a sua escolha
irá atrair exatamente isso.
Preocupação atrai preocupação.
Alegria atrai alegria.

Tudo por quanto nos vivemos é fruto dos nossos pensamento, os nossos pensamentos portam-se como um metal e a natureza como o íman nos pensamos, a natureza responde e nos recebemos.


Bom, espero muito ter ajudado e caso queira conversar, deixe nos comentários, caso prefira, pode entrar em contato pelo meu e-mail: contato@julianefreire.com.br e até mesmo me pedir meu WhatsApp. Não se sinta sozinha (o).  Não tenha medo, você não está só.

Obs¹.: Este é apenas o meu relato e o que eu faço para amenizar, não sou médica, meu relato não tem embasamento científico, é apenas o que eu sinto/sentia e estou compartilhando com vocês o que está dando certo para mim. Caso tenha alguma dica, nos conte.

Obs².: Nenhum link neste post é patrocinado.
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário