Tudo Sobre Validade dos Cosméticos Importados

Você sabe qual a validade dos cosméticos importados? Assim como os alimentos, cosméticos têm validade e são perigosos se usarmos após seu vencimento.

COMO SABER A VALIDADE DE UM PRODUTO IMPORTADO

Quatro anos atrás, a União Europeia pediu aos fabricantes de cosméticos que colocassem em suas embalagens que após a abertura do produto, teria um prazo de validade, informando o período de fabricação e o período máximo de utilização. Ou seja, a validade gringa, passa a contar, após a abertura da embalagem.  No entanto, a data de validade ainda é ignorada e muitas mulheres usam rímel, lápis e delineador bem acima do recomendado de 6 meses de uso.
Lembrando que cosméticos naturais ou orgânicos contém menos conservantes ou em alguns casos, nenhum, o que significa que o seu prazo de validade é muito menor.

COMO SABER A VALIDADE DE UM PRODUTO IMPORTADO

Aqui é o período máximo de uso de cosméticos mais importantes:
  • Máscara para Cílios: 3 - 6 meses
  • Blush: 12 - 18 meses
  • Batom: 18 meses
  • Base: 6 meses
  • Sombra Compacta: 12 meses
  • Delineador Líquido: 3 - 6 meses
  • Shampoo: 24 meses
  • Gel de banho: 24 meses
  • Gloss: 18-24 meses
  • Sombra em pó: 2 anos
  • Sombra em Creme: 12-18 meses
  • Esmaltes: 1 ano
  • Perfumes: 2-5 anos
  • Protetor Solar: 1-3 anos
Como verificar na embalagem gringa a validade???

Prazo de validade dos cosméticos depende do período após a abertura e data de produção .
Período após a abertura (PAO - Period after opening): Alguns cosméticos devem ser usados dentro de um determinado período de tempo após a abertura, devido à oxidação e fatores microbiológicos. Sua embalagem tem um desenho de um frasco aberto, dentro dele há um número que representa o número de meses. Abaixo, estará mais explicadinho.
Data de produção: Cosméticos não utilizados também perdem a sua validade. De acordo com a legislação da UE (União Européia), o fabricante tem que colocar a data de vencimento apenas em cosméticos cuja vida útil é de menos de 30 meses. Os períodos mais comuns de aptidão para utilização a partir da data de fabricação:
Perfumes com álcool - Cerca de 5 anos
Cuidados com a pele - mínimo de 3 anos
Maquiagem - A partir de 3 anos, datas de vencimento pode variar, dependendo do fabricante.
  • Assim como os rótulos dos alimentos, algumas empresas especificam. impressas nas embalagens, dia, mês e ano.
  • Outras, têm um simbolo de um frasco com uma tampa aberta, número e letra. (A tampa aberta significa que a validade passa a contar no momento em que abrir o produto, ou tirar seu lacre de segurança). São expressas nesse exemplo: 6M (06 meses). Conforme a ilustração abaixo.
COMO SABER A VALIDADE DE UM PRODUTO IMPORTADO

COMO SABER A VALIDADE DE UM PRODUTO IMPORTADO


Como saber se o produto já está vencido?
  • Máscara para Cílios: Assim que você perceber que está ficando duro, ressecado, irregular ou cheiros estranhos, jogue fora! DicasDaFun: Nunca empreste sua máscara para cílios!Esta é uma maneira garantida de espalhar germes. Se você trabalha com maquiagem, use aplicadores descartáveis.
  • Base e Corretivo: Se a base forma um líquido dividindo o produto ou muda o tom e em último caso, o aroma fica ruim... é hora de comprar uma nova! Corretivos líquidos, acontecem a mesma coisa. DicasDaFun: Mantenha o produto longe da luz solar. Os raios UV podem destruir conservantes, que fará com que seus produtos estraguem mais rápido.
  • Batom e Gloss: Se seu batom está muito seco, ou pegajoso, sua validade já passou. Mas a maior evidência, é o aroma. DicasDaFun: Assim como a máscara para cílios, batom, gloss, balms, não se emprestam. Quando for comprar um batom, nunca experimente diretamente da bala a sua boca, peça para a vendedora esterilizar o batom e aplique com um aplicador descartável.
  • Esmalte: Se você observar que seu esmalte está com a cor divida, tipo mais pigmentada no fundo e mais translúcida acima e que não se misturam facilmente, seu esmalte está vencido. Outra evidência, é quando o esmalte fica tipo uma gosminha. DicasDaFun: Procure armazenar seus esmaltes longe da luz solar.
  • Pó, Sombra e Blush: Tendem a ser mais secos e escamosos do que os novos. Esfarelam facilmente e não dão um bom acabamento. DicasDaFun: Invista em um desinfetante de pincéis e maquiagens. A limpeza de sua maquiagem e ferramentas em uma base regular irá ajudar a evitar o crescimento de bactérias e fungos!
  • Perfumes:  Perfume que estácomeçando a ter o cheiro diferente ou mudar a cor, definitivamente, está vencido! DicasDaFun: luz e calor, fazem perfumes oxidar, mudando seus componentes químicos. Armazená-los em lugar fresco e escuro, faz com que durem mais tempo!
  • Hidratantes, Sabonetes, Óleos Corporais: Esses produtos vencidos, mudam logo a cor e o cheiro. DicasDaFun: Prefira produtos com tampa pump¹ em vez de um em um frasco, que é menos propenso a bactérias no ar e vai durar mais tempo.
UPDATE!!!

Quando foi a última vez que você verificou a data de validade dos seus cosméticos? Não se preocupe, há um aplicativo para isso! Você pode verificar a validade dos seus cosméticos através do código do lote. Basta informar a marca do produto e é código do lote e você vai descobrir a sua data de produção, prazo de validade e a data de expiração.

Como encontrar o código do lote?

O código do lote identifica a data de fabricação do produto. Normalmente ele é impresso em ambas embalagens: caixinha e frasco. O código do lote é composto de números e letras. 

Código do lote pode ser localizado:
  • Impresso na parte inferior do produto;
  • Impresso no pacote;
  • Tinta estampada no produto.
Um código de lote é um código de identificação atribuído ao lote de produtos cosméticos. Pode conter informações como código de fabricantes, data de produção, etc.
Código do lote é geralmente carimbado ou impresso com impressora matricial. Você pode ser confundido com o número de catálogo do produto (Ref.) E EAN / UPC número (código de barras), que também aparecem na embalagem, mas estes números são impressos em uma forma padrão. Códigos em lotes podem ser distinguidos porque eles são aplicados mais tarde na embalagem já impressa.
Escolha uma marca para ver instruções sobre como verificar os códigos de lote da marca. Código do lote é impresso ou estampado na parte inferior da embalagem do produto.
Você pode verificar pelo aplicativo ou através do site: www.checkfresh.com. Segue exemplos de algumas marcas:

Cosméticos produzidos ou distribuídos por COTY INC.:
  • 1 letra códigos de lote de 11 dígitos (por exemplo L1 0759086986 ) geralmente são impressos na parte inferior da embalagem.
  • Códigos de 4 dígitos em lote (por exemplo, 1256 ) geralmente são impressas ou estampadas na parte inferior da embalagem.
CODIGO DO LOTE COSMETICOS

Cosméticos produzidos ou distribuídos por Parfums Christian Dior:
  • Códigos de 4 caracteres em lote (dígitos, letras, 2 dígitos) (por exemplo, 1N03 ) geralmente são estampados no fundo da embalagem.
CODIGO DO LOTE COSMETICOS

Cosméticos produzidos ou distribuídos por Estée Lauder Inc.:
  • 3 códigos de lote de caracteres (por exemplo, A42 , A31 ) normalmente são impressos ou estampados no fundo da embalagem.
CODIGO DO LOTE COSMETICOS

Cosméticos produzidos ou distribuídos por CHANEL ou Bourjois:
  • Números de lote de 4 dígitos (por exemplo, 5002 ) são geralmente estampados no fundo da embalagem do produto. Os números formatados 116.430 são os números de catálogo, não entre eles.
CODIGO DO LOTE COSMETICOS


Cosméticos produzidos ou distribuídos por Procter&Gamble:
  • De 4 a 10 códigos de lote dígitos (por exemplo, 2065 , 7275 ) geralmente são impressas ou estampadas na parte inferior da embalagem. Não entre REF NO (Por exemplo 82.405.546) é um número de catálogo.
CODIGO DO LOTE COSMETICOS

Mais de 50 marcas são apresentadas no aplicativo, como Benefit, Biotherm, Body Shop, Bourjois, Chanel, Clinique, Dior, Garnier, Guerlain, Kiehl, Lancome, L'Oreal, MAC, Neutrogena, Pupa, Shiseido e outros.

↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

UPDATE2:

Quais marcas são suportadas no aplicativo?

Atualmente as seguintes marcas são suportadas: 
Adidas, Adolfo Dominguez, Aerin, Aesop, Agatha Ruiz de la Prada, Ahava, Alessandro Dell'Acqua, Alpha Hydrox, Alfred Sung, American Beauty, Amway, Angel Schlesser, Anna Lotan, Anna Sui, Annick Goutal, Antonio Banderas Fragrances, Aramis, Argital, Armand Basi, Artistry, Aquolina, Arnaud, Aura Cacia, Avalon Organics, Aussie, Aveda, Aveeno, Avon, Axe, Azzaro, Badgley Mischka, Banana Boat, Bare Escentuals, Bath & Body Works, Baldessarini, Balenciaga, Balmain, BCBGMAXAZRIA, Beautycycle, Babe Laboratorios, Benefit Cosmetics, Beyonce, Bioderma, Biosilk, Biotherm, Bliss, Blumarine, Bob Mackie, Bobbi Brown, Bottega Veneta, Borghese, Boucheron, Bourjois, Brelil, Britney Spears, Bruno Banani, Brylcreem, Bubchen, Bumble and bumble, Burberry, Burt's bees, Bvlgari, CAC, Cacharel, Camay, Canmake, Carmex, Carolina Herrera, Caron, Cartier, Calvin Klein, Celine Dion, Cerruti, Cetaphil, Chanel, Cezanne, Charmzone, CHI, Chicco, Chloe, Chopard, Christian Dior, Christina, Christina Aguilera, Clairol Professional, Clarins, Clean & Clear, Clinique, Coach Fragrances, Coffret D'or, Collistar, Comme des Garcons, Coppertone, Cosme Decorte, Covergirl, Crabtree & Evelyn, Creed, Custo Barcelona, Cyclax, Davidoff, David Beckham, DDF, DHC, Darphin, Diesel, Dolce & Gabbana, Donald Trump Fragrances, Donna Karan, Dove, Dr.Ci:Labo, Dr.Hauschka, Dr.Jart+, DSQUARED2, Dunhill, e.l.f. (Eyes Lips Face), Elemis, Elite Models, Elizabeth Arden, Elizabeth Taylor, Emilio Pucci, Everyday Minerals, Escada, Esprit, Essence, Estee Lauder, Faces Cosmetics, Faconnable, Faith Hill, Fekkai, Fendi, Ferragamo, Fissan, Flirt!, Fresh, Fruit of the Earth, Gai Mattiolo, GA-DE Cosmetics, Gap, Garnier, Gehwol, Geoffrey Beene, Gianfranco Ferre, Giorgio Armani, Giorgio Beverly Hills, Giovanni Cosmetics, Givenchy, Gloria Vanderbilt, Goldwell, Good Skin, Green People, Guess, Gucci, Guerlain, Guinot, Guy Laroche, H2O+, Halle Berry, Halston, Head & Shoulders, Helena Rubinstein, Herbacin, Herbal Essences, Hermes, Hipitch, Hugo Boss, Impress, Inglot, Isabella Rossellini, IsaDora, Issey Miyake, It Cosmetics, Jacques Bogart, Jane Iredale, Jessica Simpson, Jason, Janssen Cosmeceutical, JC de Castelbajac, Jean Paul Gaultier, Jesus Del Pozo, Jil Sander, Jill Stuart, Jimmy Choo, Jo Malone, Joe Blasco, John Masters Organics, Joop!, Jovan, Juicy Couture, JUJU, Justin Bieber, Kanebo, Kaaral, Karl Lagerfeld, Kenneth Cole, Kenzo, Kenzoki, Kerastase, Kiehl's, Kiton, Korff, Korres, Kose, L'Artisan Parfumeur, L'Oreal, La Colline, La Mer, La Prairie, La Roche-Posay, Lab Series, Lacoste, Lalique, Lancaster, Lancome, Lanvin, Laura Biagiotti, Laura Mercier, Lee Stafford, Lierac, Lime Crime, Lirene, Liz Claiborne, Lunasol, Lux, Lolita Lempicka, MAC, Macadamia, Make Up Factory, Make Up For Ever, Mandarina Duck, Mariah Carey, Marc Ecko, Marc Jacobs, Marni, Mary Cohr, Mary Kay, Masaki Matsushima, Matis, Matrix, Mavala, Max Factor, Maybelline, MD Formulations, Mentholatum, Methode Jeanne Piaubert, Michael Kors, Milbon, Missha, Missoni, Mizon, Molton Brown, Mont Blanc, Moschino, Murad, Narciso Rodriguez, NARS, NYX, NailTek, Naomi Campbell, Natori, Natura Bisse, Natural Instincts, Nautica, Neutrogena, Nice 'n Easy, Nicki Minaj, Nikos, Nina Ricci, Nioxin, Nivea, Nu Skin, Nutrilite, Nuxe, Ojon, Olay, OPI, Oriflame, Origins, Orlane, Orofluido, Osiao, Paco Rabanne, Palmer's, Paloma Picasso, Pantene, Paris Hilton, Paul Mitchell, Paul Smith, Payot, Pert, Peter Thomas Roth, Philosophy, Phyto, Pierre Cardin, Pond's, Prada, Prescriptives, Puma, Pupa, Queen Helene, Queen Latifah, Radox, Ralph Lauren, Redken, Rejoice, REN, RevitaLash, Revlon, Rexona, Rihanna, Rimmel, Roberto Cavalli, Roberto Verino, RoC, Rodan and Fields, Rossmann, S.T. Dupont, SK-II, Safeguard, Salerm, Sanoflore, Sans Soucis, Sarah Jessica Parker, Schwarzkopf, Sean John, Sebastian Professional, Sephora, Serge Lutens, Shakira, Shu Uemura, Sibu Beauty, Simple, Sisley, Smashbox, Skin79, SkinCeuticals, Skinfood, Slava Zaitsev, Sleek MakeUP, Sofina, Sonia Rykiel, St Ives, St. Tropez, Stella McCartney, Stila, StriVectin, Styx, Sunsilk, Swarovski, Syoss, Talika, Taylor Swift, Ted Lapidus, Thalgo, The Face Shop, Thierry Mugler, Tigi, Tom Ford Beauty, Tom Tailor, Tommy Hilfiger, Tony Moly, Too Faced, Tory Burch, Tous, TRESemme, True Religion, Trussardi, Ungaro, Urban Decay, Uriage, Usher, Valentino, Van Cleef & Arpels, Vaseline, Venus, Vera Wang, Vichy, Victoria's Secret, Victorio & Lucchino, Vidal Sassoon, Viktor & Rolf, Vivienne Westwood, Versace, VO5, Wella, Yves Rocher, Yves Saint Laurent, Zara, Zirh. (Fonte: checkcosmetic.net)

BÔNUS!

Como comprar cosméticos fresco e mantê-los por muito tempo?

Antes de fazer compras em perfumarias
Cosméticos secam, oxidam e passam por vários fatores bioquímicos em uma prateleira em perfumaria.
  • Não comprar cosméticos de vitrines expostas ao sol. Luz solar danifica os cosméticos. As embalagens aquecem, o que acelera o envelhecimento, a cor do produto desbota e perder a sua intensidade
  • Não compre cosméticos colocados perto da fonte de luz. A luz forte, tal como halogênio aquece cosméticos. Se a temperatura de armazenamento é muito alta, os produtos vão estragar rapidamente. Elas podem não ser adequadas para utilização, embora a data de produção é ainda recente. Se você está comprando em uma loja de auto-serviço, você pode verificar a temperatura tocando no produto. Se é quente, ele já pode ser estragado, mesmo antes do uso.
  • Não compre cosméticos com embalagens antigas. Se o vendedor aconselhá-lo a comprar uma "melhor" versão mais antiga do cosmético, verifique a data de produção.
Depois das compras, em casa:
  • Manter seus cosméticos em um lugar fresco e seco. Calor e umidade como falamos acima, danifica os cosméticos.
  • Só manipule seus cosméticos com as mãos limpas e utilizando espatulas ou escovas. As bactérias transferidas para o empacotamento cosmético pode conduzir ao início de podridão cosmético.Sem contar que perde todo os benefícios e ainda pode proliferar fungos e bactérias.
  • Sempre feche as tampas hermeticamente após o uso. Cosméticos mal fechados ou abertos, oxidam.
Cosméticos vencidos:
  • Não exceder o período após a abertura. Cosméticos antigos podem conter micróbios nocivos. Os micróbios podem causar irritação, vermelhidão, erupções cutâneas e infecções.
  • Vencido, mas não utilizada. Alguns fabricantes informam que seus cosméticos não vai causar danos após a data de validade. No entanto, recomendamos que você seja cuidadoso. Use o bom senso, se seu produto cheira mal ou parece suspeito, será melhor não usá-lo.
  • Perfumes com álcool. Os fabricantes costumam recomendar 30 meses de uso após a abertura. Na temperatura ambiente, você pode armazená-los durante 5 anos após a data de fabricação, mas você pode mantê-los por mais tempo quando você armazená-los em um lugar fresco.
Sei que pode ser difícil para você se desfazer de alguns produtos vencidos, como uma paleta de sombras ou batom, mas tente pensar que depois de alguns meses, este produto que era seu melhor amigo pode se tornar seu inimigo.
DicasDaFun: Não compre tantos produtos de maquiagem e beleza, principalmente se você não usa maquiagem todos os dias, porque você não vai ter tempo para terminá-los antes que se tornem prejudiciais para a sua pele.

Para finalizar, pois já escrevi pra cacete rs, a cada dois meses separe seus produtos de beleza para verificá-los, se eles estiverem com cheiro estranho, então é hora de dizer adeus.

Pump¹ - Tipo de tampa com bomba que quando acionada expele o conteúdo (frasco com líquido).
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário