O que é Ácido Láctico e Quais os Benefícios?

O ácido láctico é um de um grupo de compostos orgânicos referidos coletivamente como os ácidos alfa-hidroxi, ou AHAs. Eles são amplamente utilizados em produtos cosméticos, principalmente como esfoliantes suaves para cuidados com a pele. O ácido láctico também é incorporado frequentemente em produtos capilares. Embora seja, em grande parte associado com produtos lácteos, o ácido também é produzido pelo organismo humano.

O QUE É ACIDO LACTICO
O ácido láctico é um composto orgânico com a fórmula CH 3 CH (OH) CO 2 H. É sólido ou líquido, solúvel em água que é produzido naturalmente ou sinteticamente. O ácido lático foi refinado pela primeira vez pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele em 1780 a partir de leite azedo. Em 1808, Jöns Jacob Berzelius descobriu que o ácido láctico (na verdade, L-lactato) também é produzido em músculos durante o esforço. Sua estrutura foi criada por Johannes Wislicenus em 1873.Em 1856, Louis Pasteur descobriu Lactobacillus e seu papel na tomada de ácido láctico. O ácido láctico começou a ser produzido comercialmente pela alemã farmácia Boehringer Ingelheim em 1895. Em 2006, a produção mundial de ácido láctico atingiu 275 mil toneladas, com um crescimento médio anual de 10%. Fonte: Wikipedia
Benefícios para os cabelos:
O ácido láctico é encontrado em muitos shampoos e outros produtos capilares. Ele oferece uma série de benefícios, dependendo da forma de como o produto é formulado. Para os cabelos secos e quebradiços, o ácido láctico e outros ácidos suaves, relaxam e alisam os fios, tornando-os mais maleáveis. É um composto que ajuda a restaurar a resistência e elasticidade dos cabelos, alterando a carga iônica das suas moléculas. Em concentrações levemente mais elevadas, o ácido láctico também tira parte do revestimento protetor de queratina do cabelo. Isso melhora a capacidade do cabelo para absorver outros ingredientes restauradores.

Benefícios para a pele:
Em sua própria geladeira pode conter uma fonte de vida real da juventude: o leite. Ele contém ácido láctico, que é a chave para a pele lisa e saudável.
AHAs (Ácido Láctico ou lático) aplicado topicamente e regularmente a sua pele, ajuda a reduzir a aparência de envelhecimento e pode ser uma um bom remédio contra linhas finas, rugas e outros sinais de envelhecimento prematuro causados pelo sol. 
O ácido láctico melhora a textura da pele através de esfoliação incentivando a pele a "soltar" células mortas, revelando o brilho da pele saudável. Também ajuda a reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne, manchas relacionadas com a idade e pigmentação. E ainda ajuda a firmar a flacidez da pele, linhas finas e rugas, promovendo o crescimento de colágeno nas camadas mais profundas da pele.
Quantos benefícios, né? Lembrando que é sempre bom consultar seu dermatologista e cabeleireiro, pois são profissionais qualificados a esclarecer melhor quaisquer dúvidas.

0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário