O que é Kefir?

O que é kefir? 

Kefir é um probiótico cultivado em casa. É uma bebida fermentada que lembra o sabor e textura do iogurte.

O QUE É KEFIR DE LEITE

Kefir é uma bebida cultivada e fermentada que lembra muito um iogurte natural. São grãos que contém a seguinte combinação: leveduras, proteínas do leite e bactérias. Tem um sabor azedo, cremoso e está carregado com benefícios probióticos para a saúde.

Kefir é mais cultivado com leite de vaca (natural ou de caixinha - como eu cultivo), mas pode ser feito com alternativas não lácteas, incluindo:

  • Leite de côco
  • Leite de cabra
  • Leite de arroz
  • Água de côco
Como o kefir é fermentado, a maioria das pessoas que são intolerantes à lactose pode realmente beber kefir. Pois as bactérias se alimentam, principalmente, da lactose e gordura.



Benefícios para a saúde:

Parte da razão pela qual o kefir tornou-se muito utilizado nos últimos anos é provavelmente devido a seus benefícios para a saúde.

Kefir é rico em nutrientes, com muita proteína, vitaminas B, potássio e cálcio. O cálcio ajuda a construir ossos fortes, a proteína constrói músculos fortes e o potássio é essencial para a saúde do coração.

Os probióticos são o principal benefício para a saúde que o kefir tem para oferecer. Os probióticos podem ajudar a:
  • melhorar a proporção de bactérias saudáveis ​​no ambiente do trato gastrointestinal;
  • tratar ou prevenir a diarréia, especialmente após o tratamento de antibiótico;
  • tratar a síndrome do intestino irritável ou aliviar os sintomas;
  • reduzir ou prevenir infecções gastrointestinais, ou aumentar a recuperação delas;
  • prevenir e tratar infecções vaginais;
  • prevenir e tratar infecções do trato urinário;

Os benefícios para a saúde de Kefir se estendem até fora de seus probióticos. Um estudo descobriu que os ratos que consumiram kefir durante sete dias experimentaram efeitos anti-inflamatórios e cicatrizantes. Outro estudo descobriu que o kefir pode ser benéfico na redução do colesterol e estimular o sistema imunológico.

Como o kefir é seguro para consumir como alimento, pode ter menos efeitos colaterais do que outros suplementos probióticos. Também é mais nutricionalmente densa do que outros suplementos probióticos. Há pesquisas atuais que se concentram em muitos outros benefícios de um bioma intestino saudável com bactérias diversas.

Efeitos colaterais do kefir:

Enquanto o kefir tem muitos benefícios para a saúde, ele também tem alguns efeitos colaterais. Estes incluem constipação e cólicas abdominais. Esses efeitos colaterais são mais comuns quando você começa a tomar o kefir (comigo mesmo aconteceu, mas insisti e foi só nos primeiros 02 dias).

Kefir é considerado seguro para crianças entre 1 e 5 anos de idade, mas pergunte primeiro ao seu pediatra se tiver preocupações. Crianças menores de 1 ano de idade não devem ter produtos de leite de vaca, mas o leite materno é rico em probióticos naturais.

Você deve consultar seu médico antes de beber kefir se tiver AIDS ou outras condições que enfraquecem o sistema imunológico. Pessoas com doenças auto-imunes também devem conversar com seu médico antes de usar kefir. Enquanto a bactéria no kefir é benéfica para pessoas com sistemas imunológicos fortes, pode aumentar as infecções ou exacerbações de condições em pessoas cujo sistema imunológico está fora de equilíbrio.

Kefir é feito com caseínas, que algumas pessoas eliminam de sua dieta. Se você eliminou caseínas da sua dieta, pode ser melhor ignorar o kefir e tentar outro probiótico em vez disso.

Kefir é seguro para a maioria das pessoas consumir, e uma única porção está cheia de vitaminas e probióticos. É seguro consumir diariamente, e pode ajudar a criar e manter um equilíbrio saudável de boas bactérias em múltiplos sistemas dentro do corpo.

Lembrando que a comercialização do kefir é crime (não se vende vida). Para conseguir sementes de kefir, criei um grupo para doadores, além de publicar por lá, receitas e dicas sobre probióticos.

Para entrar no grupo: TUDO SOBRE KEFIR 
Para estar sempre por dentro de tudo que ocorre aqui no blog, sigam-me no Instagram: BLOG JULIANE FREIRE
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário