Aprenda a Não Compartilhar Boatos

Amores, hoje vou fugir muito do assunto principal do blog, mas acredito que nós blogueiras, às vezes, devemos um pouco abordar alguns assuntos pertinentes à útilidade pública. Hoje em dia, é muito comum vermos hoax, o famoso boato, em todas as redes sociais. E de cara, ficamos indignados com o que vemos/lemos e acabamos ajudando a proliferar tamanhas mentiras, o que muito das vezes, pode causar males às  vítimas das fotos.

APRENDA NÃO COMPARTILHAR BOATOS

Bom, quem cria e o porquê cria um boato, são várias as circunstâncias, mas as principais são: querer ibope (compartilhamentos, visualizações, viralização, curtidas... etc...) e também por pura MALDADE, pois na maioria das vezes, como citei acima, as pessoas contidas nas fotos, são vítimas e muito das vezes, nem sabem que estão sendo cruxificadas nas redes sociais.

APRENDA NÃO COMPARTILHAR BOATOS

Um dos casos que vem me apavorando é sobre uma equipe de fotógrafos que batem de porta em porta pedindo para fotografar as crianças da residência e nisso, SEGUNDO o BOATO, sequestram as crianças, retiram seus órgãos e vendem para o exterior. Oi? Cadê essas ocorrências? Quem são essas crianças? Por que a polícia, diante de tantos casos, ainda não fez nada? Pois é.... a sociedade fica revoltada, pois acabam se sentindo ameaçados  e acham que a polícia faz descaso. E o que acontece? Se privam de sair de casa com seus filhos, compartilham as notícias fakes com todos os amigos, ajudam a contribuir na viralização dessas notícias nojentas, até que a população, por achar um descaso imenso das autoridades, acabam cometendo justiça com as próprias mãos. O que é lamentável.

APRENDA NÃO COMPARTILHAR BOATOS

Lembram do caso da Fabiane Maria de Jesus, que foi espancada até a morte no Guarujá-SP? Para quem não soube dessa tragédia, segue link do G1 AQUI!

Infelizmente, pegaram a foto dessa jovem, de apenas 33 anos, divulgaram nas redes sociais com os seguintes dizeres:

APRENDA NÃO COMPARTILHAR BOATOS

O estranho é que nehuma família dessas 37 (trinta e sete!) crianças se pronunciaram diante às redes sociais ou à polícia. E nesse caso, as únicas crianças que foram vítimas, foram os filhos da própria vítima, que perderam a sua mãe de uma forma vil e com requintes de crueldade por motivos torpes!

Outros dois boatos, que envolvem sequestros de crianças (sim,eles utilizam crianças para a população se doer mais e compartilhar, pois todos temos crianças próximos e não queremos que nada de mal lhes aconteça) é o caso do "Casal Paraguaio" e o caso da "Falsa Agência de Fotografia" que estão sequestrando crianças para vender seus órgãos.

APRENDA NÃO COMPARTILHAR BOATOS

Sabe o que acho "engraçado" nisso, esses "sequestradores" tem poderes paranormais!!!! Sim... eles estão em várias cidades ao mesmo tempo... oO
Mas o caso do casal paraguaio os dois são inocentes dos supostos sequestros. A moça acusada, até deu uma entrevista a TV para esclarecer que ela não sequestra crianças, que ela é mãe e brasileira. E que o rapaz da foto é seu ex marido, que está preso por abusar de sua filha e enteada. Tudo bem que o rapaz cometeu um crime, mas daí envolver sua ex mulher e acusar de tráfico de ógãos? Um tanto desesperador para conseguir "likes", né? Relembre o caso AQUI!
A moça da foto, que foi vítima por duas vezes, desabafa em entrevista:


O último "caso do momento" é  a utilização e audácia em usar o nome de uma empresa e expor outro casal para almejar o tão sonhado "ibope". O boato agora, também de um casal com super poderes, pois estão agindo em várias cidades ao mesmo tempo, é que essa agencia bate de porta em porta em busca de crianças. Perguntam se podem entrar e fotografar e em seguida, sequestram as crianças e "arrancam" seus órgãos, que são vendidos para o exterior! Segue a foto que rola nas redes sociais:

APRENDA NÃO COMPARTILHAR BOATOS

Bom, como todo bom boato, os casais tem super poderes e já sequestraram crianças da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outras cidades. Ainda não li nada sobre quem são as pessoas da foto, mas achei o site da empresa e logo que tu clica para entrar no site, já tem um aviso sobre o tal boato, mas mesmo assim, as pessoas continuam compartilhansdo. =/

APRENDA NÃO COMPARTILHAR BOATOS

A empresa existe, fica localizada em Campinas-SP e o link do seu site AQUI!

APRENDA NÃO COMPARTILHAR BOATOS

Agora como podemos saber se a história compartilhada é um boato? Bom, o Google "taí" pra isso, né? Mas tem algumas formas que podemos identificar facilmente um boato:
  • Quem posta, insiste que a imagem/matéria seja compartilhada;
  • Ocorre em vários estados simultâneamente;
  • Não tem dados de vítimas, apesar dos crimes serem bárbaros;
  • Não tem data, endereço;
  • A polícia "não faz nada", entre outros.
Uma forma de identificar é copiar o url da imagem e jogar no Google Imagens, todas as imagens relacionadas irão aparecer, inclusive, sites alertando sobre o boato.
Ao invés de compartilhar, denunciem a imagem/site que anda espalhando essas notícias, pois como vimos, no primeiro caso desse post, o final foi trágico!

Um ótimo site para consultar esses boatos é o e-Farsas, o Gilmar Lopes faz um trabalho super sério, fruto de pesquisas e fatos concretos. O site é super atualizado e com certeza, os boatos do momento, estarão bem esclarecidos lá, segue o link AQUI!

APRENDA NÃO COMPARTILHAR BOATOS
Agora, se depois de saber que tudo isso são boatos e acontecer alguma situação semelhante, procure imediatamente a polícia e registre um boletim de ocorrência. 

Espero que de alguma forma esse post possa ajudar que essas notícias repugnantes sejam paralizadas de tanto ibope. Aproveito e peço aos amigos blogueiros ou autores de sites que abordem esse tipo de assunto, pois como formadores de opinião, podemos levar aos nossos leitores mais informações úteis e de utilidade pública, pois não são apenas "brincadeirinhas" de internet, envolvem vidas de pessoas do bem que correm riscos de morte.

1 Comentários

Um comentário :

  1. Compartilhei Ju, terrível isso. Acompanhei alguns casos na tv.
    Teve o caso de dois rapazes que disseram que estuprou uma médica, um nem está saindo de casa.
    O outro estava aos prantos no jornal. As consequências são gravíssimas.
    Esse das crianças recebi no whatsapp várias vezes.
    A que ponto as pessoas chegaram.
    Bjão Ju e parabéns pelo post.

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir