100 Respostas Que Você Precisa Saber Sobre Coletor Menstrual

Como prometido no Instagram, há alguns dias, hoje trago um post super completo, com todas as suas dúvidas e algumas curiosidades. Fiquei muito feliz com a colaboração de vocês e surpresa com tantas perguntas. Vou resumir as perguntas e separá-las por categorias, para o post não ficar muito longo e mantive também, a privacidade de vocês. Quem não me acompanha no Instagram e não achou a sua dúvida, deixo meu e-mail à disposição, ao final do post.

COLETOR MENSTRUAL

As respostas às perguntas, foram gentilmente respondidas pela equipe da Violeta Cup, pelo meu ginecologista Carmine Masulo e pela minha experiência.

OBS.: Ao longo deste post, a referência ao coletor menstrual será citado por suas variações nominais, tais como: "copinho", "copo menstrual", "taça menstrual", "cálice menstrual", pois mantive as perguntas exatamente como foram feitas. 

Características e Pré-Compra:

1 - O que é um coletor menstrual?
Coletor menstrual é uma solução higiênica, desenvolvida especialmente para o período menstrual. Em forma de "copinho" que se encontra na forma de um pequeno sino (cálice, copa) que é inserido na vagina. Feito de material de qualidade médica (silicone cirúrgico) que é seguro para uso íntimo. Ele fornece proteção de vazamento adequada, como absorventes internos e externos, mas é rentável, sustentável e mais higiênico, pois os coletores menstruais podem ser reutilizados e duraram por anos.

2 - Como funciona o coletor menstrual?
Os coletores menstruais trabalham para coletar a menstruação do interior da vagina. Eles não absorvem, mas sim coletam e capturam os fluidos resultantes do período menstrual. Eles são inseridos quando necessário e removidos quando precisam ser esvaziados periodicamente (em média até 8-12 horas).


3 - Qual material do coletor?
O Violeta Cup é feito 100% de silicone de alta qualidade.


4 - O que é “silicone cirúrgico”?
Silicone utilizado para fins cirúrgicos, que são hipoalergênicos.

5 - Quais são os diferentes materiais que os copos menstruais são feitos?
O Violeta Cup é feito 100% de silicone.

6 - Os tamanhos dão sempre certo?
A recomendação do tamanho é baseada na tonicidade do assoalho pélvico que naturalmente diminui e perde a elasticidade com a idade ou devido à gestação. As mulheres são diferentes e não há uma definição exata. Nós recomendamos o Tipo A para mulheres de a partir de 30 anos ou que já tenham filhos (independente do tipo de parto) e o Tipo B para mulheres de até 29 anos que não tenham filhos.

NETFARMA

7 - Virgens podem usar? Qual a idade recomendada? Rompe o hímen? 
Sim, o coletor pode ser usado por meninas virgens, mas recomendamos que elas conversem antes com um ginecologista, já que o hímen é uma membrana fina que pode ser rompida facilmente.

8 - Pode usar depois do parto?
O coletor menstrual não é indicado para mulheres no período pós-parto, de qualquer forma, recomendamos sempre que conversem com o ginecologista, que analisará caso a caso.

9 - Devo consultar meu ginecologista antes de comprar?
Recomendamos que converse com o seu ginecologista para que ele te auxilie na escolha do modelo e adaptação. Ele poderá te ajudar a encontrar seu colo do útero e verificar se o seu colo é baixo ou comprido.

10 - Toda mulher pode usar o copo menstrual?
Sim! Existem apenas algumas contraindicações: O coletor menstrual não é indicado para mulheres no período pós-parto, que utilizem dispositivo intra uterino (DIU) e que estejam com infecção urinária ou candidíase.
Caso esteja realizando algum tratamento ginecológico, recomendamos que converse com seu médico antes de usar o coletor menstrual.
Meninas virgens também devem considerar que o uso do coletor menstrual pode romper o hímen.

11 - O copo menstrual é bom para qualquer tipo de fluxo menstrual?
Sim! Ele trará uma mudança de vida durante o período menstrual, que envolve o autoconhecimento, economia, liberdade e ecologia.

12 - Se eu sou virgem, qual o tipo e tamanho que devo usar?
Se você tem até 29 anos o modelo recomendado é o Tipo B, se tem a partir de 30 anos o recomendado é o Tipo A. De qualquer forma, recomendamos que converse com o seu ginecologista, pois o hímen é uma membrana fina que pode ser rompida facilmente.

COPINHO MENSTRUAL

13 - Posso usar um copo menstrual com um DIU?
Se você utiliza DIU recomendamos que converse antes com o seu ginecologista. Isso dependerá principalmente do tamanho do seu colo do útero e, caso opte por utilizá-lo, recomendamos que corte a haste do coletor para não ter o risco de enroscar no DIU.

14 - Se uma virgem usa um copo menstrual, isso compromete seu hímen?
Sim, o hímen é uma membrana fina que pode ser rompida facilmente. Por isso, recomendamos sempre que converse antes com o ginecologista.

15 - Os copos menstruais são discretos?
O coletor é uma forma muito discreta de proteção de período. Isso ocorre porque eles são facilmente inseridos e ocultos na vagina. Ninguém saberá que você está usando um coletor menstrual quando está devidamente inserido.

16 - Os copos menstruais são confortáveis?
Os copos menstruais são considerados uma opção muito confortável de proteção de higiene. No entanto, algumas novas usuárias podem sentir desconforto - se o copo não estiver inserido corretamente na vagina ou se o copo menstrual  usado foi escolhido no tamanho errado.

17 - É bom ter mais de um? Quantos?
Você poderá ter quantos coletores desejar! Isso será um gosto pessoal seu, um coletor já é suficiente para todos os seus ciclos menstruais durante um período de até 10 anos!

18 - Vi no seu IG que os tamanhos variam de idade e filhos. Tenho menos de 30. O tipo de parto, para mulheres de 30, influencia?
O tipo de parto não influencia no modelo do coletor. Mesmo que tenha sido parto natural ou cesárea, o corpo da mulher muda com a gestação, se preparando para a chegada do bebê.

19 - Alguns copos menstruais mais suaves ou mais firmes do que outros?
Existem no mercado coletores menstruais com diferentes densidades, alguns mais maleáveis do que outros.

20 - Se eu comprar, quais os primeiros cuidados?
Leia com atenção o manual de uso com as instruções a respeito da higienização correta, como colocar, tirar e armazenar corretamente.

21 - Como saber que meu copinho venceu?
O silicone é um dos únicos materiais que não possuem um prazo de validade. Mas, devido aos aspectos de conservação, recomendamos que ele seja utilizado até 10 anos. Acompanhe a cor, textura e cheiro do material.

22 - Qual tempo médio de utilização?
O coletor, quando bem armazenado e com os cuidados corretos, pode durar até 10 anos!

23 - Eu tenho um fluxo forte e não tenho filhos qual o tamanho do copo é o melhor?
A escolha do modelo é baseada na sua idade e se já teve filhos ou não. Caso tenha um fluxo intenso, deverá realizar mais higienizações.

24 - Qual a diferença entre as cores e os tamanhos?
O Violeta Cup está disponível nas versões violeta e transparente. Eles possuem as mesmas medidas (TIpo A e B) e a mesma densidade. O Tipo A é 3mm maior em diâmetro que o Tipo B.

DIFERENÇA COLETOR MENSTRUAL


25 - As copos menstruais causam odores?
Os copos menstruais coletam o líquido menstrual do interior do corpo. É somente quando o fluido menstrual torna-se exposto ao ar que irá produzir um odor. Os copos menstruais realmente impedem os odores.

26 - Os copos menstruais são acessíveis?
Os copos menstruais tornaram-se uma das soluções mais acessíveis para proteção da higiene feminina, do meio ambiente e de seu bolso. Eles são reutilizáveis ​​e duram, em média, 10 anos. Compare o investimento inicial de um copinho (preço médio de R$39,00) ao custo dos absorventes internos e externos descartáveis ​​e você perceberá a economia de centenas de reais.

27 - Os copos são ecológicos?
Os copos menstruais são uma opção ecológica de proteção do período. Eles são reutilizáveis ​​e não criam o desperdício de papel associado a outros produtos sanitários descartáveis ​​baseados em papel, como absorventes internos e externos, que podem prejudicar o meio ambiente ao longo do tempo e usar os recursos naturais da Terra para criar.

28 - Quanto tempo existe essa opção de coletor?
Os copos menstruais existem há décadas, mas agora estão recebendo seu tempo no centro das atenções, à medida que mais e mais mulheres estão descobrindo os vastos benefícios de usá-los. Nos últimos anos, mais fabricantes produzem copos menstruais e o mercado está crescendo rapidamente, já que a demanda por uma solução sólida, ecológica e econômica para proteção temporária não tem precedentes.  
Fiz um infográfico para questões de curiosidades:

29 - Por que os copos menstruais são melhores para você do que outros produtos de higiene?
Existem muitas razões pelas quais um copo menstrual é melhor do que outros produtos, no entanto, os principais são: sustentabilidade, conforto, acessibilidade, praticidade, conveniência, liberdade, limpeza, eficácia e segurança.  

30 - Onde posso comprar um coletor menstrual?
Recomendo a Netfarma, onde o custo é super justo e a entrega, de confiança.
31 - Os copos menstruais fornecem uma proteção adequada?
Quando inserido e usado corretamente, um copo menstrual pode fornecer proteção de 100% contra vazamentos e acidentes. Embora, às vezes, para que uma pessoa obtenha a proteção perfeita, ela precisa experimentar algumas tentativas e erros, dobraduras e posições confortáveis.

Inserção e Remoção:

32 - Qual melhor forma de inserir o coletor?
O importante é você estar relaxada e em uma posição confortável. Recomendamos que o coletor seja inserido em uma das seguintes posições: agachada durante o banho; de pé com uma perna em cima do vaso sanitário ou da banheira; de cócoras; deitada com os joelhos para cima e as pernas abertas ou da maneira que você se sentir mais confortável. Existem também alguns tipos de dobras que podem facilitar a inserção do coletor menstrual, como a dobra em U, punch down, entre outras.

33 - Preciso tirar para urinar?
Não, você irá urinar normalmente. O canal vaginal não possui uma relação com a uretra.

34 - Como eu sei se inseri o copo menstrual adequadamente?
O primeiro sinal de que não está inserido corretamente, é o desconforto. Se tu sentes a haste, ou algum desconforto interno, é sinal de que não foi inserido corretamente. Outro sintoma de que está incorreto, é o vazamento.
Para ter sucesso na inserção do copinho, é necessário ter conhecimento do seu corpo.


35 - De quantas em quantas horas, limpo meu coletor?
O processo de esvaziamento do coletor deve ser realizado de duas a três vezes ao dia, dependo da intensidade do seu fluxo menstrual, no vaso sanitário ou no banho. Lave-o com água e sabão neutro, certifique –se que foi bem enxaguado para que não cause nenhuma irritação no canal vaginal e deixe-o secar antes de colocar. A higiene deve ser feita de preferência com água corrente e, em caso de impossibilidade, limpá-lo com lenços umedecidos ou papel higiênico até que possa realizar uma higienização adequada, primeiramente com água e sabão neutro e, em seguida, fervendo o produto.
Você poderá usar o coletor para praticar esportes e no período da noite, sem ultrapassar 12h de uso contínuo. Mulheres com o fluxo mais intenso deverão esvaziá-lo em intervalos menores.

36 - Quem tem fluxo intenso fica em média quanto tempo?
Dependerá da quantidade de fluxo. O período máximo para uso contínuo é de até 12 horas. Recomendamos que no início e durante os dias de maior fluxo, a troca seja realizada em um intervalo menor, que pode ser a cada três horas, aproximadamente. Se durante esse período o coletor não estiver cheio, os intervalos poderão ser maiores.

37 - Com que frequência esvazio o coletor?
A frequência irá depender do fluxo menstrual. O período máximo para uso contínuo é de até 12 horas. Recomendamos que no início e durante os dias de maior fluxo, a troca seja realizada em um intervalo menor.

38 - Dá para sentir a hora de esvaziar?
Você deverá esvaziar o coletor de acordo com um intervalo de tempo, que dependerá do seu fluxo menstrual, geralmente não dá para sentir o momento de esvaziar.

39 - Qual melhor posição para colocar?
Recomendamos que o coletor seja inserido em uma das seguintes posições: agachada durante o banho; de pé com uma perna em cima do vaso sanitário ou da banheira; de cócoras; deitada com os joelhos para cima e as pernas abertas ou da maneira que você se sentir mais confortável.

40 - Quais são as melhores técnicas de dobramento para inserir um copo menstrual?As mulheres usam todos os tipos de dobraduras para inserção de um copo menstrual. Cada dobra é única e tem seus benefícios. Você terá que descobrir e tentar diferentes dobras de inserção, para ver qual funciona melhor para sua preferência.

41 - Qual é o melhor posicionamento e técnica para remover o copo menstrual?
Você deve estar bem removendo o copo menstrual na mesma posição que você costuma usar para inseri-lo. No entanto, eu costumo removê-lo no vaso sanitário ou no banho.  Isso ajuda apenas no caso de haver um derramamento do conteúdo do copo.

42 - Estou tendo problemas para remover o copo menstrual, e se ele estiver preso?
Se, no caso, o copo estiver localizado mais alto na sua vagina e você não pode alcançar o caule para agarrá-lo e puxá-lo, você deve respirar e não entrar em pânico. Faça respirações profundas e relaxe e isso ajudará seus músculos vaginais a relaxar em um ponto não fechado para que você possa removê-lo facilmente.
Você pode tentar alguns passos para chegar a um ponto mais baixo do seu canal vaginal. Empurre para baixo com seus músculos vaginais e geralmente a gravidade ajudará a situação. Se você está sentada, levante-se e empurre para baixo. Você também pode apoiar sua perna para que você possa alcançar sua vagina para controlar o caule. Uma vez que isso seja resolvido, você pode querer considerar um copo menstrual com um caule mais longo ou apenas praticar mais para que você esteja confiante sabendo que o copo menstrual não ficará preso!

43 - A remoção do copo menstrual é um processo difícil?
Para as novatas, o processo de remoção pode começar complicado, pois pode de fato, gerar uma pressão. Já usava outra marca onde ocorreu esse incidente, mas com Violeta Cup, não deu essa pressão, pois ele tem 4 furinhos que evitam esse vácuo inteeenso.
Nas primeiras vezes, recomendo remover o copo enquanto está posicionada no banheiro para pegar quaisquer derrames e evitar problemas.

44 - É a haste que ajuda a remover o copo menstrual?
Sim. Hastes em copos menstruais desempenham um papel importante na flexibilização da remoção. 

Cuidados e Higiene:

45 - Como higienizar o coletor?
No início e final de cada ciclo:
Ferva o coletor de 5 a 8 minutos no fogão ou micro-ondas, conforme abaixo:

Micro-ondas: Em um recipiente próprio para micro-ondas ou em um pote de vidro (separado só para o coletor), adicione água até cobrir o copo e coloque-o no micro-ondas. Ligue o micro-ondas por aproximadamente 5 minutos. Terminado este tempo, lave suas mãos, retire o coletor do recipiente e lave o coletor com água e sabão neutro.

Fogão: Ferva o coletor de 5 a 8 minutos, evitando recipientes que soltem substâncias metálicas, pois podem danificar seu Violeta Cup. Terminado este tempo, lave suas mãos, retire o coletor do recipiente e lave o coletor com água e sabão neutro.
Este procedimento deverá ser repetido a cada término de ciclo menstrual e antes de utilizá-lo no próximo mês.

Para aquelas que preferirem higienizar o coletor no micro-ondas, a Violeta Cup tem uma caneca super linda e prática, que não esquenta nem solta resíduos! Própria para a higienização do copinho menstrual!

Durante o ciclo menstrual:
O processo de esvaziamento do coletor deve ser realizado de duas a três vezes ao dia, dependo da intensidade do seu fluxo menstrual, no vaso sanitário ou no banho. Lave-o com água e sabão neutro, certifique –se que foi bem enxaguado para que não cause nenhuma irritação no canal vaginal e deixe-o secar antes de colocar. A higiene deve ser feita de preferência com água corrente e, em caso de impossibilidade, limpá-lo com lenços umedecidos ou papel higiênico até que possa realizar uma higienização adequada, primeiramente com água e sabão neutro e, em seguida, fervendo o produto.

46 - O que acontece se eu esquecer de lavar?
Se você já tiver realizado a higienização adequada no início do ciclo (fervendo o coletor por aproximadamente 5 minutos no micro-ondas ou no fogão), lave-o com água e sabão neutro quando for esvaziá-lo e antes de colocá-lo novamente. Caso tenha esquecido de realizar a higienização recomendada no início e final de cada ciclo, recomendamos que a faça antes de colocar o coletor novamente.

47 - Qual melhor forma de guardar?
Recomendamos que o coletor seja guardado na sacolinha que o acompanha na embalagem, feita de material sintético que evita a geração de fungos e bactérias. Recomendamos também que o produto não seja guardado em uma sacolinha de plástico, pois pode aumentar o risco de gerar bactérias.

NETFARMA


48 - Em casos de viagens, tem algum método mais discreto para limpar?
Como você poderá ficar com o seu Violeta Cup por até 12 horas contínuas, provavelmente a higienização possa ser feita nas mesmas condições do banheiro de sua casa, mas, caso seja necessário, você poderá esvaziá-lo, limpá-lo com lenços umedecidos ou papel higiênico, ou então levar uma garrafinha de água com você e, em seguida, guardá-lo e ao chegar em casa ou em um hotel realizar a higienização adequada. Outra alternativa, se você possuir mais de uma unidade do Violeta Cup, é esvaziar o seu coletor, guardá-lo em uma sacolinha e, ao chegar em casa, higienizá-lo de forma adequada.

49 - Posso ferver o coletor após alguns dias?
No início e final de cada ciclo:
Recomendamos que a higienização do coletor seja realizada da seguinte forma:
Ferva o coletor de 5 a 8 minutos no fogão ou micro-ondas (ver pergunta 45 deste post).

50 - Eu li que se ferve o coletor numa panela esmaltada ou num vasilhame no microondas, mas não vi se pode guardar após ferver.. Tipo, fervo, espero secar e guardo? Nesse processo, há riscos de contaminação?
Lave bem as suas mãos com água e sabão antes de pegar o coletor menstrual, colocá-lo para secar em um recipiente limpo e guardá-lo.

51 - Posso lavar meu copo menstrual com água e sabão para esterilizá-lo, vi que você esteriliza pincéis de maquiagem com clorexidina, posso usar no meu copinho?
O processo de esterilização é obrigatoriamente feito em uma autoclave. Por isso, não existe a necessidade de esterilizar seu coletor. Apenas higienizá-lo fervendo o seu coletor no início e final de cada ciclo e lavando-o com água e sabão neutro antes das trocas.

52 -  Meu copo menstrual está manchado, isso é normal?
Tente fervê-lo e verificar se saiu a mancha.

53 - Quais são as melhores recomendações para cuidar do copo menstrual para preservar a sua vida útil e evitar que seja danificado?
Para conservar a vida útil, você sempre deve limpá-lo depois de esvaziar, esterilizar mensalmente, armazená-lo em um local fresco e seco.

54 - E se eu não tiver acesso a água corrente, como devo limpar o copo menstrual?Se você está em um lugar onde seu copinho precisa ser esvaziado, e não há água corrente, você pode usar papel higiênico ou lencinho íntimo. E assim que tiver acesso a água corrente, você pode limpá-lo, normalmente. 

55 - Devo esterilizar meu copinho toda vez que for esvaziá-lo? 
Não. Basta lavar o copo menstrual com sabão e água morna depois de esvaziá-lo será suficiente até o seu período terminar. Daí ,sim é hora de esterilizá-lo e embalá-lo. 

56 - Como faço para limpar meu copo menstrual depois de esvaziá-lo?
Toda vez que for esvaziá-lo, você deve lavá-lo com água morna e sabão suave. Se você está preocupada com a irritação do sabão, basta enxaguar com água morna e, se você escolher usar sabão, assegure-se de enxaguar bem o copo, para que não inicie qualquer irritação.

Soluções e Adaptações:

57 - O cabinho me incomodou, posso cortar? E se sim, fica mais difícil para remover?
A função da haste é auxiliá-la na retirada do coletor menstrual. Algumas mulheres possuem o colo do útero comprido e, por isso, é importante que a haste seja mais longa. Caso a haste incomode, poderá ser cortada parcialmente com uma tesoura. Certifique-se que irá cortar apenas a parte oca do cabinho.

58 - Eu comprei e não me adaptei. Parece que vai sair o útero junto. Estou fazendo algo errado? Tenho 23 anos, sem filhos.
Existem diversos motivos que podem justificar a difícil adaptação. Certifique-se de que o modelo seja o ideal para você. Para uma mulher sem filhos e de 23 anos o tipo mais adequado seria o B. Pelo que você comentou, o que pode ser ocorrendo para justificar essa sensação de que o “útero sairá junto” é que você não esteja conseguindo tirar o vácuo antes de retirar o coletor. Retire o coletor devagar, virando-o um pouco de lado para facilitar a entrada de ar e apertando-o levemente para evitar a formação de vácuo e desconforto.

59 - O que faço se o coletor não funcionar bem comigo? - É confortável? Sente ele dentro da gente?
Quando bem colocado, o coletor menstrual é super confortável e você não deverá sentir nenhum incômodo. Caso esteja sentindo algum incômodo, retire-o e coloque-o novamente.
Recomendamos que assistam nosso vídeo explicando como colocar o coletor corretamente: www.youtube.com/watch?v=-qwwcysyS2I

60 - O que eu faço se parecer que está caindo de mim?
Se sentir que o coletor está saindo do canal vaginal, verifique se ele gerou vácuo corretamente. Se você estiver com o coletor em um intervalo grande, retire-o e veja se está cheio. Esvazie-o, lave-o com água e sabão neutro e coloque-o novamente.

61 - Pode causar dor ou desconforto?
Quando bem colocado, o coletor é super confortável! Não causa nenhuma dor ou desconforto.

62 - Nas primeiras vezes, devo usar um método de proteção por precaução?
Recomendamos que você utilize um absorvente externo durante os primeiros dias de uso, caso haja algum vazamento.

63 - O copinho me incomoda, o que eu faço?
Retire-o e coloque-o novamente. Se ele continuar incomodando após várias tentativas, verifique se você está colocando-o corretamente e se o modelo é o ideal para você.

64 - Qual a melhor maneira de cortar a haste de um copo menstrual?
Com uma tesoura.

65 - Quando insiro o copo menstrual, o caule está saindo da minha vagina, o que eu faço?
A função da haste é auxiliá-la na retirada do coletor menstrual. Algumas mulheres possuem o colo do útero comprido e, por isso, é importante que a haste seja mais longa. Caso a haste incomode, poderá ser cortada parcialmente com uma tesoura. Certifique-se que irá cortar apenas a parte oca do cabinho.

66 - Posso usar um lubrificante para facilitar?
Sim, você pode usar um lubrificante à base de água.

67 - Parece que o copo menstrual vai cair, o que eu faço?
Se sentir que o coletor está saindo do canal vaginal, verifique se ele gerou vácuo corretamente. Se você estiver com o coletor em um intervalo grande, retire-o e veja se está cheio. Esvazie-o, lave-o com água e sabão neutro e coloque-o novamente.

68 - Eu tenho unhas longas, ainda é seguro para mim inserir o copinho?
Sim! O coletor é feito de silicone, um material resistente às unhas,

69 - Posso adicionar um furo no copinho ? Está dando pressão para tirar e me dói !
Você não deve fazer nenhum furo no seu coletor menstrual. O Violeta Cup já possui 4 furinhos com essa finalidade.

70 - Comprei um coletor, senti muita pressão, posso furar o meu coletor? Caso positivo, onde eu furo? Com o que e deve ter algum cuidado?
Você não deverá furar seu coletor, o Violeta Cup já possui 4 furinhos com essa finalidade. Caso esteja sentindo uma pressão na hora de retirar, certifique-se que tenha retirado o vácuo antes.

71 - Posso usar um copo menstrual enquanto eu durmo?
Sim. Você pode confiar em um copo menstrual para ser usado durante o sono de uma noite completa. 

72 - Posso ir  a praia, piscina, praticar natação com o copinho?
Sim. Copos menstruais podem ser usados ​​ao tomar banho e nadar sem inconvenientes. Eles oferecem a discreta proteção em atividades que incluem água.

73 - Posso usar para atividades físicas? Tipo musculação, spinning, GAP, entre outras atividades da academia?
Eles podem ser usados ​​durante qualquer atividade de forma segura e com a proteção mais eficaz que qualquer outro método.

74 - O coletor parece ser grande, se encaixa dentro de mim?
Os copos menstruais podem parecer monstruosos (rs) e grandes no início, no entanto, você deve considerar que é dobrado ao inseri-lo e depois se abre para formar um selo na vagina. Os copos menstruais são flexíveis e se acomodam ao tamanho da sua vagina, por isso, parece grande. Lembrando que é indolor e seguro de usar.

Saúde:

75 - Tem riscos de contaminação?
Como qualquer produto de saúde e higiene, o coletor deverá ser armazenado e higienizado adequadamente para evitar qualquer contaminação.

76 - Se eu estou com corrimento, posso usar o coletor?
O canal vaginal é naturalmente lubrificado, até mesmo para proteger a saúde íntima da mulher. Qualquer corrimento em excesso ou alteração que notar, recomendamos que converse com o seu ginecologista, inclusive sobre o uso do coletor menstrual.

77 - Coletor é propenso a dar candidíase?
O coletor não é propenso para dar candidíase. Caso já esteja com candidíase, recomendamos que converse com o seu ginecologista para avaliar o uso do coletor menstrual.

78 - Tem alguma restrição?
O coletor menstrual não é indicado para mulheres no período pós-parto, que utilizem dispositivo intra uterino (DIU) e que estejam com infecção urinária ou candidíase.
Caso esteja realizando algum tratamento ginecológico, recomendamos que converse com seu médico antes de usar o coletor menstrual.
Meninas virgens também devem considerar que o uso do coletor menstrual pode romper o hímen.

79 - Os médicos são à favor do coletor menstrual?
O coletor menstrual é algo relativamente novo no Brasil. Grande parte dos ginecologistas que conhecem já recomendam, temos diversos depoimentos de profissionais estimulando o uso do copinho!

80 - Gestante com sangramento, pode usar o coletor?
Recomendamos que ela converse com o ginecologista e ele avalie.

81 - Os copos menstruais podem causar reações alérgicas?
O coletor menstrual é hipoalergênico.

82 - Usar copinho causa cólicas menstruais ou pode piorar?
O coletor menstrual não deve causar nenhuma cólica menstrual. Caso isso aconteça, verifique se ele está inserido corretamente.

83 - Se eu tiver uma DST (doença sexualmente transmissível), ainda posso usar um copo menstrual?
Existem diversas DSTs, por isso, converse antes com o seu ginecologista para que ele avalie o seu caso.

84 - Eu tenho uma infecção vaginal, eu ainda posso usar?
Não recomendamos que o coletor menstrual seja utilizado caso você esteja com uma infecção vaginal. Converse com o seu ginecologista.

85 - Eu tenho endometriose, posso usar um copo menstrual?
Sim, você pode usar o coletor menstrual.

86 - Tenho muitas cólicas, li em algumas resenhas que ele dá uma pressão, vai me machucar?
O coletor menstrual, quando bem colocado, não causa incômodos.

87 - Pode causar infecções vaginais?As copos menstruais não são conhecidas por causar infecções vaginais, pois são fabricados com silicone cirúrgico, ou seja, são hipoalergênicos. Mas, caso sinta alguma alteração, consulte seu médico. 

88 - É seguro usar um copo menstrual se eu tiver um útero prolapsado?
É importante que consulte seu médico se você tiver um útero prolapso antes de usar um copo menstrual. 

89 - Pode um copo menstrual ainda funcionar com segurança para alguém que tenha um útero retrovertido (inclinado, invertido, virado)?
Sim. Mulheres com útero inclinado podem usar um copo menstrual sem nenhum problema. No entanto, a maioria das mulheres com útero inclinado também tem um colo alto, então tenha muito cuidado para escolher o tamanho certo, o caule e as características de um copo menstrual para que você possa obter a maior eficácia e conforto de coletor.

90 - O uso do copo coletor poderá causar síndrome de choque menstrual?Uma vez que os copos não absorvem o fluido menstrual ou alteram o equilíbrio do pH do corpo, as condições não são tão favoráveis ​​ao crescimento bacteriano.

91 - Quem tem cistos, mioma, policisto uterino, pode aderir ao coletor menstrual?
Se é o seu caso, melhor consultar seu médico, pois ele irá avaliar a melhor opção para seu caso.


Esclarecimentos:

92 - Posso compartilhar meu copo menstrual com outra pessoa?NÃO! De jeito nenhum! Sob nenhuma circunstância, você não deve compartilhar o mesmo copo menstrual com qualquer outra pessoa. Assim como sua escova de dentes, seu coletor é de uso pessoal e intransferível.

93 - Eu acabei de ter um bebê, eu posso usar um copo menstrual para o sangramento?
O coletor menstrual não é indicado durante o período pós-parto.

94 - Posso usar para prevenir gravidez?
Não, o coletor não é um método contraceptivo nem protege de DSTs.

95 - Pode ter relação sexual usando o copo?
Não, o Violeta Cup não pode ser usado durante relações sexuais.

96 - É o ginecologista que informa o tamanho ideal? Deve-se medir o colo do útero?
Você pode consultar seu ginecologista antes, mas, a Violeta Cup tem dois tamanhos de acordo com a idade ou maternidade.

97 - Adolescentes podem usar?? 
Sim, meninas adolescentes que acabaram de começar seus períodos podem usar copos menstruais se estiverem confortáveis ​​com a idéia. É importante que converse antes com seu ginecologista.

98 - Meu copinho esá vazando, o que eu faço? 

Não há riscos de vazamento,  a menos que o copo esteja danificado, tenha o tamanho errado ou esteja inserido incorretamente.  

99 - O que eu faço se eu estiver tendo problemas com o meu copinho? 
Mesma resposta para a dúvida acima: verifique se há algum dano ou se está inserindo corretamente. 

100 - No site da Violeta Cup diz que o coletor é BPA Free, o que isso significa?
Bisfenol A ou BPA é um difenol, utilizado na produção do policarbonato de bisfenol A, o policarbonato mais comum, e de outros plásticos.

Mitos e Verdades:

O coletor menstrual é nojento. MITO - O sangue menstrual é algo natural. O coletor menstrual, ao contrário dos absorventes convencionais, pode ser considerado muito mais higiênico, afinal o forte odor que estamos acostumadas a sentir durante a menstruação é do sangue no algodão em contato com o ar. Como o sangue menstrual no coletor está dentro de um ambiente com vácuo, o sangue praticamente não possui nenhum odor.

O coletor menstrual pode ser utilizado durante o sexo - MITO. Coletores menstruais de silicone não podem ser utilizados durante o sexo, além disso eles não são métodos contraceptivos.

Meninas virgens não podem usar o coletor menstrual - MITO. As mulheres virgens podem usar o coletor menstrual. Apenas lembrando que o hímen é uma membrana fina que pode ser rompida facilmente, inclusive com o uso de coletores menstruais e absorventes internos.

O coletor menstrual pode ser higienizado em qualquer panela - MITO. Não é recomendado a utilização de panelas esmaltadas, pois elas podem soltar substâncias que prejudicam seu coletor menstrual.

Todas as mulheres podem usar o coletor menstrual - VERDADE. Coletor menstrual é sinônimo de liberdade e praticamente todas as mulheres podem utilizá-lo. Antes de comprar, veja qual o tamanho e modelo ideal para você.

O lubrificante pode ser usado para auxiliar a colocação do coletor - VERDADE. Desde que ele seja à base de água.

Minha Experiência com Violeta Cup:

Já sou adepta ao coletor há algum tempo e percebi que o Violeta Cup por conter 04 furinhos, é mais confortável para remover, pois o que eu costumava usar só tinham 02 furinhos e o início foi doloroso, pois dava vácuo e a remoção era bem tensa.
Como tenho mais de 30 anos, tive 03 filhos (cesárea), meu tamanho é o A. Meu fluxo é super intenso e para minha surpresa, é essa a quantidade de mais ou menos 10 horas utilizando o coletor. E o melhor: não tem aroma algum, riscos de infecções, riscos de vazamentos. É simplesmente incrível e super econômico.
Antes de aderir o coletor, eu usava uma média de 08 absorventes externos, com abas e mesmo assim, não absorvia bem e ainda vazava. Então nos primeiros dias, ainda utilizava absorvente interno, para evitar os vazamentos.. o que não era bacana para mim, pois me causava alergias (tanto o interno, quanto o externo) e infecção urinária e candidíase.
O coletor menstrual só trouxe bnefícios a minha vida: me sinto segura, economizo rios de dinheiro, não tenho mais infecções e contribuo com a sustentabilidade. Muito amor por esse copinho.
COLETOR MENSTRUAL

Dobraduras:

Há diversas dobraduras no Youtube, separei as que eu melhor me adaptei. Porém, de todas as opções, uso mais as C e Caracol.
Abaixo, fiz um vídeo com as seguintes dobraduras:
  • Dobradura Caracol;
  • Dobradura Punchdown;
  • Dobradura S;
  • Dobradura C ou U;
  • Dobradura 7 | Triângulo;
  • Dobradura E;
Além destas dobraduras, têm outras tais como: Diamante, Origami, Tulipa... 




Linha do Tempo da Higiene Feminina

INFOGRAFICO COLETOR MENSTRUAL
No mundo antigo, as mulheres egípcias usavam papiro amaciado como tampões. Na Grécia, os tampões foram manipulados fora de peles enrolados em pequenos pedaços de madeira. E em Roma, as almofadas e os tampões eram feitos de lã macia. Em outras partes do mundo papel, musgo, lã, peles de animais e capim foram usados ​​para formas de absorção do fluxo menstrual.
  • 1894As Lonas de Lister , as primeiras almofadas sanitárias comerciais, foram à venda. Produzido por Johnson & Johnson (e nomeado para Joseph Lister, pioneiro em cirurgia estéril).
    Em 1920, Kotex (uma combinação de "algodão" e "textura") desembarcou nas lojas. As almofadas descartáveis, enquanto um grande passo em frente quando era conveniente, não podiam ser usadas sem cintos sanitários reutilizáveis. Kimberly-Clark incentivou os proprietários de lojas a exibir o Kotex em seus contadores, juntamente com uma caixa discreta por dinheiro. Isso evitou claramente a necessidade de qualquer cliente realmente ter que dizer as palavras "guardanapo sanitário" ou "menstruação" em voz alta. Além disso, uma revolução nas modas: a roupa interior feminina tornou-se fechada, o que era muito melhor para segurar um cinto e uma almofada no lugar. 
  • 1927 - Johnson & Johnson introduziu Modess , o principal concorrente da Kotex em um campo de literalmente centenas de fabricantes de tampas sanitárias.
  • 1933 - O Dr. Earle Haas apresenta uma patente de tampão - a primeira a incorporar um aplicador, o projeto tubo-dentro-a-tubo que ainda é usado hoje. Gertrude Tendrich comprou a patente por US $ 32.000 e fundou Tampax em 1933. Inicialmente, ela fabricou tampões em casa, usando uma máquina de costura e a máquina de compressão do Dr. Haas.
  • 1937 Lenoa Chalmers patenteou e produziu o primeiro copo menstrual reutilizável. No entanto, após o advento dos produtos descartáveis, muitas mulheres não queriam lidar com seu próprio sangue quando pudessem simplesmente liberá-lo ou jogá-lo fora.
  • Hoje em dia - Felizmente, os coletores estão sendo muito bem aceitos e a conscientização em relação a sustentabilidade está com muita força. Além da prevenção à doenças e também em questões de economia, praticidade e liberdade.
Para comprar: www.netfarma.com.br
Mais informações: www.violetacup.com.br

NETFARMA


Tem dúvidas? Deixo meu email para conversármos: contato@julianefreire.com.br

* Produto recebido pela assessoria de imprensa da Netfarma. 
*Algumas fontes foram utilizadas pela pesquisa e estão linkadas nas palavras-chaves. 
*Imagens dos banners compradas no site CanStock, portanto, reproduções deverão ser avisadas e creditadas ao blog www.julianefreire.com.br.


UPDATE:

Minhas seguidoras têm 10% de desconto comprando na Netfarma.
Cupom desconto: JULIANEFREIRE
NETFARMA

0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário