Cabelos: O que é Método L.O.C e suas Variações?

L.O.C é uma abreviatura Líquido (ou Leave-in), Óleo e Creme (de hidratação). O próprio nome significa os produtos que devem ser aplicados, bem como a ordem em que aplicá-los, tornando-se uma rotina fácil de lembrar.

MÉTODO LOC E SUAS VARIAÇÕES

O que distingue o método L.O.C além de outros métodos, é a disposição em camadas dos produtos numa ordem específica para maximizar a retenção de umidade. A camada de umidade é efetivamente vedada por dois produtos que são ambos conhecidos como sendo excelentes selantes: óleo e creme.

Ambos o óleo e o creme são apreciados pela sua capacidade para criar uma camada ao longo do eixo do cabelo, que ajuda a impedir que a água a ser evaporada a partir dele e perdido para a atmosfera ajudando assim o cabelo a ficar hidratado por mais tempo. Ao usar o óleo seguido por um mais concentrado creme hidratante, à base do creme no topo você está garantindo que tanta umidade como possíveis vestígios sobre o eixo do cabelo que é benéfico para cabelos que lutam para manter o cabelo hidratado.

Como fazer o método L.O.C

O método é tão fácil de incorporar em sua rotina, pois envolve o uso de produtos que você provavelmente já possui e simplesmente muda a ordem em que você aplicá-las para o seu cabelo.Se você gostaria de começar a usar o método LOC, em seguida, basta seguir estes passos simples a seguir.

Passo 1: condicionador leave-in (ou líquido)

L significa leave-in ou líquido, ambos são usados para fornecer a umidade dos cabelos. É recomendado a aplicação de um hidratante, à base de água, leave-in condicionador para cabelos limpos ou, simplesmente, água. Muitas mulheres também usam a água em um frasco spray para esta etapa.
Passo 2: Óleo

Em seguida, aplique uma fina camada de óleo para o seu cabelo para ajudar a bloquear a umidade. O óleo aplicado varia, dependendo da porosidade do seu cabelo. Para uma lista completa de óleos divididos por baixo, médio e alta porosidade clique aqui . Se não tiver certeza qual a sua porosidade, tem resenha de 3 métodos para determinar o seu .

Passo 3: Creme

O passo final da aplicação, é um creme hidratante à base de manteiga para selar essa umidade. Para cabelos cacheados, o  creme também pode fornecer definição, então escolha um creme no qual funcione e segure seus cachos.

Quem deve fazer o método LOC?

O método LOC irá funcionar melhor para o cabelo de porosidade elevada ou cabelo que sempre se sente ressecado. No entanto, tenha em mente que a porosidade irá desempenhar um papel importante: se esse método funciona ou não para você.

Não importa qual o seu tipo de cabelo, se o seu cabelo é quimicamente processado ou tratado, tem coloração ou descoloração, em caso positivo, então você provavelmente tem alta porosidade e luta com a retenção de umidade. 

Lembrando que esse método é em especial para cabelos crespos e encaracolados, mas o que não impede que um cabelo ondulado ou liso, precise desse método para trazer de volta a saúde dos fios. Eu, por exemplo, utilizo o método antes de me deitar e lavo os cabelos pela manhã. Pois se eu usar o método durante o dia, sentirei meus cabelos pesados e oleosos. (Meus cabelos são finos e ondulados).

Alternativas

Tal como acontece com todas as coisas relacionadas aos cabelos, o que é bom para o meu, pode não ser para o seu e vice-versa. Por isso, é importante testar o método, mas caso seu cabelo pese ou fique oleoso, você pode alternar a ordem dos produtos:

MÉTODO LCO

  • (L - Liquido): Use água ou adicione um à base de água condicionador leave-in ou hidratante para cabelo que tem sido lavados. Ao procurar por um bom condicionador leave-in, uma boa regra de ouro a seguir é escolher um leave-in com água (aqua) como seu primeiro ingrediente. 
  • (C - creme): Aplique uma camada fina de creme (hidratante) ajudar a bloquear a umidade.
  • (O - Óleo): Aplique uma camada fina de um óleo natural ao cabelo para ajudar a bloquear a umidade. 
MÉTODO LOCS
  • (L - Liquido): Use água ou adicione um à base de água condicionador leave-in ou hidratante para cabelo que tem sido lavados. 
  • (O - Óleo): Aplique uma camada fina de um óleo natural  para ajudar a bloquear a umidade. Óleos comuns são o óleo de coco, azeite de oliva extra virgem e óleo de rícino.
  • (C - creme): Aplicar um creme hidratante à base de manteiga para o cabelo para selar essa umidade, a manteiga de karité é perfeito para esta etapa.! 
  • (S - Selante): selar a umidade com uma manteiga mais pesada. Manteigas de  Manga e cacau são perfeitas para esta etapa.
MÉTODO LOCO
  • (L - Liquido): o método é o mesmo, água ou leave-in à base d'água.
  • (O - Óleo): mesmo procedimento que o LOC, LOCS.
  • (C - creme): mesmo procedimento que os métodos anteriores.
  • (O - Óleo): selo na umidade com um óleo espesso, tal como óleo de rícino, óleo de semente de uva ou óleo de cártamo.
Este método é bastante semelhante ao método  LOCS (Líquido-Óleo-Creme-Selagem). A única diferença é que em vez de usar manteiga de espessura como um selante, você usaria um óleo espesso.

Qual o método que você usa para hidratar os seus cabelos? Já conhecia o ´método L.O.C e suas variações?
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário